acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Palestra na Câmara abre ciclo de explanações sobre o câncer de mama em Mossoró

O diagnóstico precoce do câncer de mama será tema de uma palestra promovida pela Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR) nesta sexta-feira (6), às 8h, no auditório da Câmara Municipal de Mossoró. A palestra, ministrada pela enfermeira Keylla Duarte, abre o ciclo de explanações planejadas pela AAPCMR na cidade e é parte de um cronograma que inclui diversas atividades.

Entre as ações do Outubro Rosa promovidas pela AAPCMR estão previstas, distribuição de laços que simbolizam a campanha neste sábado, 7, a partir das 8h, na Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax) e celebração da Missa Rosa, no próximo domingo, 8, às 16h, na matriz de São José. Esses são momentos que buscam chamar a atenção da população para a luta contra o câncer de mama.

Além disso, no dia 15 de outubro será realizado um desfile em parceria com o Serviço Social do Comércio (SESC), na praça de alimentação do Partage Shopping. O desfile será protagonizado por mulheres em tratamento oncológico e ex-pacientes.

Também serão realizadas palestras em instituições e empresas, todas voltadas para a importância do diagnóstico precoce, que aumenta as chances de cura do câncer. As palestras têm ainda o objetivo de repercutir a temática trabalhada nacionalmente pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), ‘#PacientesNoControle: Atitude exige coragem’.

Além disso, a Associação estará presente no Partage Shopping, com a loja cedida pelo centro comercial. O espaço ganhou o nome 'Para todas as Marias', baseado em uma campanha anterior da FEMAMA, com o objetivo de incluir todas as mulheres nessa luta.

 A programação será encerrada com a caminhada, no dia 29. A concentração será no Cafezal – Avenida Rio Branco, a partir das 17h.

Todo esse cronograma foi entregue à Prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, na tarde de hoje, em uma solenidade realizada no Palácio da Resistência.

Doação de terreno

Durante a solenidade, que contou com a presença de representantes da AAPCMR, Rede Feminina de Combate ao Câncer e Grupo Toque de Mama, a diretora da Associação, Ana Clébea Nogueira, solicitou à prefeita Rosalba Ciarlini a doação de um terreno para construção da sede própria da instituição. Ana Clébea reivindicou ainda, junto à presidente da Câmara de Mossoró, Izabel Montenegro, a mobilização dos demais vereadores para apoiar a iniciativa.

Em resposta à solicitação e diante de vereadores, secretários e funcionários da Prefeitura, a prefeita se comprometeu em realizar a doação do terreno e atribuiu à responsável pela Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos, Kátia Pinto, a tarefa de encontrar o local. "Vamos localizar um terreno que eu quero encaminhar na próxima semana à Câmara Municipal a doação do terreno para ser aprovado, que eu acredito que será aprovado por todos", afirmou Rosalba Ciarlini. Segundo ela, se possível a entrega do terreno será realizada ainda este mês.

Estatísticas do câncer de mama

Cerca de 57.960 novos casos de câncer de mama foram estimados pelo Instituto Nacional de Câncer José de Alencar Gomes da Silva no ano de 2016.

Em nível de Rio Grande do Norte, as estimativas apontam para 720 casos de câncer em mulheres este ano, segundo estatísticas fornecidas pelo Registro Hospitalar da Liga Mossoroense de Estudos e Combate ao Câncer (LMECC) para o biênio de 2016/2017.

No período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016 foram diagnosticados e tratados pela LMECC um total de 530 casos novos de câncer de mama em mulheres, sendo 121 casos em 2013, 149 em 2014, 122 em 2015 e 138 em 2016.

Neste mesmo período (2013 a 2016), a LMECC notificou ao Sistema de Informação de Mortalidade (SIM) 153 mortes de mulheres por câncer de mama. No Estado, esse número chegou a 907.

No Brasil, só em 2013, o câncer de mama vitimou fatalmente 14.388 pessoas - 14.206 mulheres e 181 homens -, segundo os dados de óbitos mais recentes apresentados pelo INCA. [Luciana Araújo/Assessoria de Comunicação]

Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template