acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 5 de outubro de 2017

Artigo Casa Durval Paiva: Sorrir, direito de todos; atuação da odontologia em uma ONG

Por Simone Norat Campos
Dentista - Casa Durval Paiva
CRO/RN 1784

A Casa Durval Paiva é uma ONG (organização não governamental) sem fins lucrativos que atende crianças e adolescentes carentes com câncer e doenças hematológicas crônicas (doenças do sangue sem cura) oriundas do interior do Estado e da grande Natal estendendo seus benefícios também ao núcleo familiar dos pacientes.

Com o objetivo de proporcionar aos pacientes um atendimento integral, visando o paciente como um todo a instituição constituiu uma equipe interdisciplinar formada por psicóloga, nutricionista, pedagoga, assistente social, terapêutica ocupacional, fisioterapeuta, arteterapeuta e dentista. O serviço odontológico surgiu inicialmente da necessidade em atender as mães e responsáveis acometidos por odontalgia (dor de dente) o que impossibilitava de acompanhar seus filhos ao tratamento.

O tratamento oncológico por quimioterapia, tratamento mais comum no câncer infantojuvenil, causa vários efeitos colaterais na boca, esses efeitos acontecem por haver diminuição das células de defesa do sangue, leucócitos, baixando a imunidade do paciente ficando o mesmo susceptível a infecções fúngicas (candidíase ou monilíase), virais (herpes) e bacterianas (cárie).  A mucosa oral é um dos primeiros sítios a ser atingido pelos efeitos colaterais da terapêutica oncológica por está sempre em renovação celular.

Os pacientes fecham seu diagnóstico no hospital e são encaminhados à Casa de Apoio onde passam por todos os serviços, inclusive odontologia. No consultório odontológico são agendados tanto os pacientes que estão hospedados na instituição, como os que residem na cidade, por prioridade da necessidade odontológica e aproveitando as condições laboratoriais de imunidade.

O planejamento odontológico é realizado junto à equipe médica de acordo com cada protocolo de tratamento. Por ser um público sócio economicamente desfavorável, tendo em vista que a maioria nunca frequentou um dentista, muitas vezes, a primeira consulta é realizada na instituição, onde observamos uma condição oral precária, presença de vários focos de infecção, sendo a cárie a mais comum. São oferecidos procedimentos de restauração, extração, radiografia, remoção de tártaro (acúmulo de resto alimentar visível e endurecido), prevenção (limpeza e flúor) e orientação de higiene oral.

Dentre as alterações provocadas pelo tratamento antineoplásico (contra o câncer) encontram-se: mucosite, xerostomia (boca seca), mudanças na microbiota, perda de paladar e sensibilidade, edema, trismo (limitação de abertura de boca), osteorradionecrose (necrose óssea causada pela radioterapia), cárie de radiação e doença periodontal.

A mucosite oral (inflamação da mucosa) é o principal efeito colateral da quimioterapia e/ou radioterapia de cabeça e pescoço na boca que causa muita dor, dificuldade para mastigar, engolir e falar, causando febre e interrompendo o protocolo de quimioterapia, atrasando assim seu tratamento. O serviço odontológico da Durval Paiva oferece tratamento de Laser de baixa intensidade para prevenção e tratamento da mucosite oral. O laser tem ação analgésica, anti-inflamatória e cicatrizante, conferindo ao paciente conforto, acelerando cicatrização e diminuindo a severidade dos efeitos.

Em interdisciplinaridade com a pedagogia, nutrição e informática acontece mensalmente o Projeto Educação e Sorriso intitulado com o objetivo de educar para ter um bonito sorriso. Acontece na classe domiciliar ou classe hospitalar através de atividades lúdicas, trabalha a promoção de saúde bucal estimulando os pacientes a criarem o hábito de higiene oral, sendo multiplicadores de saúde na  família e na sua comunidade.

As visitas regulares ao dentista para a prevenção são muito importantes, haja vista que há a possibilidade de recaída da doença onde o paciente tem que estar com a boca saudável. Diante do exposto, a presença do cirurgião dentista em equipes multidisciplinares é de suma importância contribuindo para aumentar a autoestima, ajudando a fortalecer a confiança no sucesso do tratamento contra o câncer e melhorando a qualidade de vida desses pacientes.
Assessoria de Comunicação Casa Durval Paiva
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template