acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 24 de outubro de 2017

1ª Conferência Estadual de Vigilância em Saúde segue até quarta

O secretário de Estado da Saúde Pública, George Antunes, presidiu na tarde de segunda-feira (23) a abertura da Conferencia Estadual de Vigilância à Saúde do RN, que começou hoje e vai até o dia 25/10, no Praiamar Hotel, em Ponta Negra. Com o tema "Direito, Conquistas e defesa do SUS público de qualidade", a Conferência tem a participação de cerca de 600 pessoas, sendo 400 delegados com direitro à voz e voto.

Formaram a mesa representantes do Ministério Público Estadual, Universidade Federal do RN, e dos Conselhos de Saúde a nível Municipal, Estadual e Nacional. O evento tem a coordenação do Conselho Estadual de Saúde (CES).


Ao dar as boas vindas aos participantes, o secretário George Antunes falou da importância que a vigilância exerce no contexto da saúde pública, não apenas nas ações de prevenção e promoção da saúde, mas também na mudança de lógica do funcionamento do sistema. "Ao longo dos anos estamos fazendo a mesma coisa da mesma forma. Está na hora de pensarmos uma forma diferente de fazermos o que há muito tempo estamos fazendo", disse o secretário, que também faz uma recomendação:

--Quando debaterem sobre atribuições e novo reordenamento das ações de saúde, lembrem-se de perguntar sempre de onde virão os recursos para esse redirecionamento. Porque os nossos municípios e tampouco o Estado já não suportam mais a carga de atribuições que lhe é dada. Mas é preciso discutir o todo e levar para a Conferência Nacional propostas contra o desmonte do SUS que circulam no âmbito federal, sob pena de termos danos irreparáveis para a nossa sociedade --, disse o secretário.

A conferência estadual é a última etapa preparatória para a Conferência Nacional de Vigilância em Saúde (CNVS), que irá acontecer em Brasília, no final de novembro. A conferência de vigilância  tem como principal objetivo propor diretrizes para a formulação da Política Nacional de Vigilância em Saúde e o fortalecimento de ações de Promoção e Proteção à saúde do povo brasileiro.

DESAFIOS

Para o coordenador da Conferência, Francisco Júnior, o tema é desafiador e haverá a aprovação de propostas que deverão constar dos planos de saúde dos municípios que serão elaborados nos próximos anos. Precisamos definitivamente colocar em prática o que foi aprovado na Constituição Federal e na Lei Orgânica do SUS, que o SUS deve ser de fato um sistema de saúde e não um sistema de tratamento de doenças.

"Um sistema de tratamento de doenças por si só é insustentável, temos que tratar a doença como o SUS tem conseguido, mas também temos que prevenir as doenças e promover a saúde. Esse é o nosso desafio", disse o coordenador da CEVS.

O 2º dia da conferência será às 8h e contará com duas mesas. A primeira discorrerá sobre o Subeixo 1 - O Lugar da Vigilância em Saúde no SUS, e o Subeixo 3 - Saberes, Práticas, processos de trabalhos e tecnologias na vigilância em saúde.

A segunda mesa tratará dos subeixos 2 - Responsabilidades do Estado e dos governos com a vigilância em saúde e subeixo 4 - Vigilância em saúde participativa e democrática para enfrentamento das iniqüidades sociais em saúde. As duas mesas serão seguidas de debate com a plenária. No turno vespertino os participantes se dividirão em grupos de trabalho.

O QUE: Conferência Estadual de Vigilância em Saúde

QUANDO: 23 a 25/10

ONDE: Praiamar Hotel - Natal RN

QUEM: 600 profissionais de saúde
Ascom/Sesap
Fotos relacionadas à divulgação 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template