acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Núcleo do MS no RN promoverá nesta terça de evento “Falando abertamente sobre o suicídio”

O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) promoverá, em parceria com o Centro de Valorização da Vida - CVV Natal, uma palestra no mês que celebra a campanha internacional Setembro Amarelo. A palestra “Falando abertamente sobre o suicídio” será realizada no dia 12 de setembro, às 10h, no auditório da sede do NEMS/RN, em Natal.

O evento será voltado aos servidores/colaboradores do Núcleo e convidados, ministrado pela vice-coordenadora do CVV Natal, Regina Pereira Ramos, que também é servidora do Ministério da Saúde no RN. A palestra integra o projeto Setembro Amarelo, que tem como objetivo chamar atenção para o tema e simbolizar o compromisso com a vida, com a perspectiva de lutar contra esse tabu, promovendo ampla discussão sobre o tema e criando políticas de prevenção.

Em 2006, o Ministério da Saúde publicou uma portaria com diretrizes para uma estratégia de prevenção ao suicídio e entre as medidas estão campanhas para informar e sensibilizar a sociedade de que o suicídio é um problema de saúde pública e pode ser prevenido. "O Núcleo Estadual do Ministério da Saúde busca fortalecer as políticas públicas em saúde no estado. Dessa forma, aproveitamos o mês de conscientização para tratar o tema do suicídio com nossas equipes e a comunidade", destaca o chefe da Divisão de Gestão do NEMS/RN, Fernando Luiz Rodrigues do Amaral.”

Em março deste ano de 2017, o Ministério da Saúde anunciou um acordo de Cooperação Técnica com o Centro de Valorização da Vida (CVV). “Esse acordo de cooperação técnica permitirá o acesso gratuito ao serviço prestado através do telefone 188”, lembra o chefe do Serviço de Gestão Administrativa do NEMS/RN, Francisco Junior do Rêgo. "Por meio desse número, pessoas que sofrem de ansiedade, depressão ou aquelas que estão correndo risco de cometer suicídio conversarão com voluntários da instituição”, explica. Até hoje o serviço ainda é cobrado e prestado por meio do 141. “Com o acordo, o CVV vai alterar e implantar o 188 em todos os estados brasileiros até abril de 2020", conclui Junior Rêgo.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) está no Brasil há 55 anos, sendo 35 anos na capital potiguar, com mais de 1,2 mil atendimentos mensais, segundo dados da instituição. Para ampliar o atendimento no estado, tendo em vista o alto índice de suicídios na região Seridó, o CVV tem como projeto a instalação de um posto na cidade de Caicó.

Atualmente para o atendimento no RN, estão disponíveis os telefones do CVV Natal: 141 para chamadas da capital e 3221-4111 para ligações de outras cidades do interior do estado, atendendo 24h todos os dias. Além de contatos por correspondência postal e redes socais na Internet, no endereço: http://www.cvv.org.br/, com opções de acesso.

Serviço:
Palestra: “Falando abertamente sobre o suicídio”
Data: 12/09 (Terça-feira)
Hora: 10h
Palestrante: Regina Pereira Ramos - servidora do MS e vice-coordenadora do CVV Natal
Local: Auditório do Ministério da Saúde no RN - Rua Rodrigues Alves, 881 - Tirol, Natal
Contato: comunicacaonucleorn@saude.gov.br
Foto por comunicação NEMS/RN
compartilhamento do convite para evento
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template