acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 20 de setembro de 2017

No Dia do Contador, dicas para se manter atualizado no mercado

Nesta sexta-feira, 22 de setembro, comemora-se o Dia do Contador, uma profissão que tem mudado bastante nos últimos anos, devido principalmente às exigências do fisco e ao dinamismo do mercado. O contador está assim, cada vez mais longe do estereótipo da burocracia estática e mais atento aos mecanismos tecnológicos.

“As tarefas desenvolvidas há até pouco tempo são completamente diferentes das que vivenciamos hoje. E a tendência é que esse cenário permaneça em constante mutação. É preciso que o profissional tenha disposição para acompanhar”, comenta Rui Cadete, sócio fundador da empresa de contabilidade que leva o seu nome e possui escritórios nas cidades de Natal, João Pessoa e Fortaleza.

Parece tarefa difícil, mas há estratégias que podem ajudar o contador a se manter à frente no cenário profissional e não fique para trás no competitivo mercado de trabalho. Rui Cadete dá as dicas:

Aproveite os treinamentos

É comum que empresas e entidades de classe ofereçam cursos de capacitação, seminários ou treinamentos, geralmente quando há alguma mudança na legislação, que afeta diretamente o trabalho do contador. É importante marcar presença nesses eventos e extrair o máximo de conhecimento para garantir que o percurso traçado seja compatível com as tendências do mercado.

Melhore a sua capacidade de relacionamento e negociação

Cada vez mais, a capacidade de manter um bom relacionamento com o cliente torna-se decisiva na manutenção do trabalho. Os clientes têm dúvidas e é importante que o contador consiga relacionar-se e ajudá-los na resolução de problemas de forma leve e descomplicada. Também é necessário buscar métodos eficientes de negociação tanto para novos contratos quanto na atualização de valores dos contratos em andamentos. O contador, que é também um bom negociador, fará o cliente perceber o valor do trabalho do profissional contábil.

Aprimore outros idiomas

Aprender o inglês, primordialmente, e outros idiomas, além do português, é importante não apenas para comunicar-se com grandes clientes em potencial, mas também para manter-se um passo à frente no mercado com relação a atualizações, já que muitas tendências e mudanças acontecem em âmbito global e só depois de um tempo chegam ao Brasil. O profissional que consegue ler e estudar em inglês, por exemplo, tem sempre maior destaque em comparação aos demais.

Fique de olho nas mudanças tecnológicas e utilize-as a seu favor

Em um cenário em que tempo é um recurso cada vez mais escasso, é indispensável que o contador tenha habilidade com as ferramentas tecnológicas, primordiais no terreno da Contabilidade. Conhecer as inovações que podem ser úteis na rotina tornou-se um pré-requisito importante. Essas ferramentas agilizam o tempo gasto com trabalhos mecânicos e permitem ao contador destinar mais esforços às estratégias e ao seu desenvolvimento profissional.

Valorize parcerias

Nem tudo são capacitações e tecnologia. Tão importante quanto dispor de conhecimento e boas ferramentas é integrar redes de contatos e cultivar parceiros, tanto da área da contabilidade quanto de áreas complementares, como advogados e administradores, por exemplo. O contato com eles ajuda o contador a ver sua atuação de forma interdisciplinar e ainda poderá resultar em indicações de novos clientes. [por assessoria de imprensa]
foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template