acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Campanha para diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil começa nesta sexta 1º setembro

Começa nesta sexta-feira (01) e segue durante todo o mês de setembro, a campanha Setembro Dourado, que alerta para os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil. O principal objetivo da campanha, que este ano tem a atriz Dira Paes como madrinha, é alertar para o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil. A iniciativa é da Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer (CONIACC), entidade que congrega 53 instituições espalhadas por todo o País.

O câncer infantojuvenil é a segunda causa de morte na faixa etária entre 01 e 18 anos, perdendo apenas para fatores externos. A taxa de cura no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), é aquém do almejado: são 13 mil novos casos/ano de câncer infantojuvenil no país, com uma média de 48% de cura.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), em torno de 80% das crianças e adolescentes acometidos de câncer podem ser curados se diagnosticados precocemente e tratados em centros especializados. “Uma criança que tem a doença diagnosticada precocemente, pode ser tratada com a possibilidade de ter menos sequelas e mais qualidade de vida”, reforça Rilder Campos, presidente da CONIACC.

O diagnóstico tardio está atrelado ao fato de os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil serem confundidos com outras doenças comuns à infância, alerta Teresa Fonseca, presidenta da (SOBOPE). É por isso que a campanha Setembro Dourado reforça sintomas aos quais a família deve ficar alerta, como febre persistente, surgimento de caroços, dores ósseas, vômitos, hematomas, entre outros.

Teresa Fonseca chama a atenção para características como palidez progressiva, inchaços que provocam dificuldades de andar, manchas roxas ou sangramentos em locais que não são de traumas - principalmente nos membros inferiores e superiores, alterações no equilíbrio, na visão, no andar, presença de ínguas frequentes. Diante desses sintomas, alerta Teresa Fonseca, é importante que a criança seja avaliada por um médico.

“A família deve também prestar atenção a sintomas que não existiam antes, como convulsões, alterações nos olhos como estrabismo, perda de peso importante sem explicação. São sinais que precisam ser investigados, assim como o comportamento da criança que deixa de brincar e só quer ficar deitada. “Estes são sintomas que podem ser câncer”, esclarece Teresa Fonseca.

Mais informações no site: setembrodourado.org.br

Ação Infância e Vida

Paralelo ao Setembro Dourado acontece a Ação Infância e Vida, uma parceria entre o Banco do Brasil e a CONIACC. A campanha, que está no terceiro ano, também visa divulgar informações sobre os sinais e sintomas do câncer infantojuvenil e seu diagnóstico precoce. Tem ainda como propósito arrecadar doações para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil.

As doações para a Ação Infância e Vida podem ser feitas por meio da troca de pontos Dotz, Ponto pra Você e Ponto pra sua Empresa – através da Livelo – e Smiles.

Podem também ser de qualquer valor monetário, através da conta da CONIACC no BB –Agência: 2870-3 – Conta Corrente: 33.000-0.

A campanha, que começou em 15 de agosto, vai até 15 de outubro, no entanto, os mecanismos de doação ficarão disponíveis após este período, com exceção da Smiles, que terá período determinado para doações.

Mais detalhes da ação Infância e Vida: bb.com.br/infanciaevida.

Sobre a CONIACC

A Confederação Nacional das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC representa as organizações de apoio à criança e ao adolescente com câncer espalhadas por todo o Brasil. Atualmente conta com 53 filiadas.

A CONIACC propõe uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil.
Assessoria de Comunicação/CONIACC
Assessora Ângela Bezerra
imprensa@coniacc.org.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template