acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 5 de agosto de 2017

Maternidade Escola Januário Cicco promove reunião científica e apresenta Projeto de Extensão

MEJC faz parte da Iniciativa Hospital Amigo da Criança para promover, proteger e apoiar o Aleitamento Materno

Na manhã desta quinta-feira (03), a equipe de Residência Multiprofissional em Saúde: Intensivismo Neonatal da Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) e filiada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou um Evento Científico acerca da promoção do aleitamento e expuseram o Projeto de Extensão, em prol da Semana Mundial do Aleitamento Materno (SMAM), no Auditório Iaperi Araujo, localizado no segundo andar do Departamento de Tocoginecologia.

O Aleitamento Materno é a mais sábia estratégia de vinculo, afeto, proteção e nutrição para a criança e constitui uma sensível, econômica e eficaz intervenção para a redução da mortalidade infantil, de acordo com Ministério da Saúde. “Trabalhar Juntos por Um Bem Comum” é a temática da Reunião Científica realizada na Semana Mundial do Aleitamento de 2017 – ministrada pelas residentes Kerolaynne Fonseca e Denise Fonseca –, a qual visa envolver e colaborar com uma ampla gama de atores em torno da promoção, da proteção e do apoio ao aleitamento materno, além de estimular o trabalho em conjunto para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) – que apresenta uma agenda de 17 objetivos e 19 metas.

“A amamentação não é apenas uma questão de ser mulher ou a única responsabilidade da mulher. Para que esse desenvolvimento seja eficaz, é necessária uma ação conjunta na criação de um ambiente favorável para as mulheres amamentarem com sucesso, como o treinamento da equipe, apoiar a amamentação em grupos que são minorias e envolver todos os segmentos da sociedade no suporte à amamentação”, disse a estudante residente de assistência social Karolaynne Fonseca.

O Projeto de Extensão “A Integração do Ensino-Serviço na Promoção do Aleitamento Materno” foi apresentado pelas residentes de nutrição e psicologia, Débora Fernandes Janine Araújo, respectivamente. O projeto é desenvolvido na MEJC desde 2014, cujo objetivo é fortalecer a vivencia do aleitamento materno para contribuir com a atenção à saúde prestada à díade mãe-filho, beneficiando mais de 700 usuários – dentre gestantes, puérperas e acompanhantes.

“Por meio da metodologia das rodas de conversa que possibilitam encontros e dialogo, socializando e implementando a troca e a partilha de experiências e conhecimentos, a promoção ao aleitamento materno tem o intuito de incentivar a ordenha e a doação do leite, compartilhar saber a respeito da saúde materno-infantil e, principalmente, empoderar as puérperas a amamentar”, disse Janine.

Amanhã a maternidade realiza a 2ª edição da Hora do Mamaço. A ação será realizada às 10h, na escadaria principal da instituição e promete reunir as mães pacientes e as mulheres da comunidade que estejam amamentando seus filhos para um ato de amor e estímulo a uma das causas que salvam vidas!

Sobre a Ebserh

Desde agosto de 2013, a Mejc-UFRN é filiada à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação, que administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo às não filiadas à Ebserh.
João Pedrosa
Relações Públicas
Maternidade Escola Januário Cicco
Fotos relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template