acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 1 de agosto de 2017

Confira dificuldades e dicas para uma amamentação de sucesso

A amamentação é o contato mais próximo entre mãe e filho. Tão importante que foi estabelecido o dia 1 de agosto como o Dia Mundial da Amamentação. Mas para que esse processo ocorra com sucesso é fundamental que a mãe tenha todas as informações e tire todas as dúvidas sobre o assunto durante o pré-natal. Segundo Cláudia Herculano, professora de Enfermagem da Estácio Ponta Negra, a produção do leite a própria organização do corpo humano se encarrega de produzir, mas há alguns cuidados especiais que podem facilitar o momento da amamentação.

Cláudia explica que o período da gravidez é o período chave para se informar e procurar orientações, seja do médico que está fazendo o pré-natal, ou até de outras mães que possam compartilhar suas experiências. “Estar informada é essencial par a mãe ter consciência dos benefícios do ato e assim dificilmente deixará de amamentar”, salienta. Ela enfatiza que inicialmente é preciso ter consciência que a produção de leite se dá principalmente durante a amamentação, após o parto. “Pode ocorrer do peito soltar um pouco de leite durante a gravidez, mas se isso não ocorrer não quer dizer que a mãe tenha pouco ou que não vá produzir o suficiente”, ressalta.

Um dos mitos que é preciso desfazer é da não produção. “Não existe isso da mãe não produzir leite, ou que é o leite é fraco. O leite materno é completo e contém todas as vitaminas e nutrientes necessários para o bebê. Ele é de fácil ingestão e cada criança terá seu ritmo de sucção. Pode ser que ele mame agora e queira mais logo depois, é normal”, coloca a especialista.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o aleitamento materno exclusivo durante os primeiros seis meses ajuda a prevenir a fome, a desnutrição e a obesidade ao garantir todos os nutrientes e calorias necessárias para o crescimento e desenvolvimento do bebê. Após esse período, a OPAS/OMS recomenda que a criança continue amamentando, junto com outros alimentos, por até dois anos ou mais.

Para garantir uma boa produção do leite, informa a professora de Enfermagem, é imprescindível que a mãe amamente várias vezes ao dia, pois quanto mais o bebê mama, mais leite será produzido. “A mãe pode fazer compressa morna sob o peito, ou massagens na mama. Não pode deixar de beber bastante líquido e evitar comer comidas condimentadas e gordurosas”, observa. Outras dica é repousar sempre que possível. Quando a mulher dorme, o nível de prolactina aumenta, que é o hormônio que induz a produção do leite.

Veja abaixo quais os benefícios para o bebê e para a mãe com a amamentação

BENEFÍCIOS PRA O BEBÊ
× Fortalece a imunidade, pois contem células de defesa;

× É um alimento completo, não precisa nem de água durante os seis primeiro meses;

× Pode contribuir para diminuição das cólicas abdominais;

× Diminui os riscos de alergias;

× A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê

× Favorece na relação mãe e filho

BENEFÍCIOS PARA A MÃE
×  É um alimento de graça e está sempre pronto;

×  Ajuda a perder o peso adquirido durante a gravidez;

× Diminui a probabilidade de câncer de mama de ovário, diabetes e problemas cardíacos, segundo estudos;

× Contribui para o retorno do tamanho normal do útero.

Por Assessoria de Imprensa
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template