acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 15 de agosto de 2017

Ação Infância e Vida começa nesta terça (15)

Campanha é resultado de parceria entre Banco do Brasil e CONIACC e visa apoiar instituições que atendem crianças e adolescentes com câncer

Nesta terça-feira (15) começa uma das mais importantes campanhas do país para a divulgação de informações sobre os sinais e sintomas do câncer infanto-juvenil e seu diagnóstico precoce. É a Ação Infância e Vida, uma parceria entre o Banco do Brasil e a Confederação Nacional das Instituições de Apoio e Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer – CONIACC.

A campanha, que está no terceiro ano, visa também arrecadar doações para fortalecer o sistema de apoio e assistência à criança e ao adolescente com câncer em todas as regiões do Brasil. A ação Infância e Vida se estende até 15 de outubro.

“Esta é uma luta que estamos travando em todo o Brasil para melhorar os índices de cura do câncer infanto-juvenil, por isso é tão importante essa parceria com o Banco do Brasil, que nos possibilita a divulgação dos sinais e sintomas da doença e o engajamento da sociedade com a causa”, aponta Rilder Campos, presidente da CONIACC.

Para participar, servidores e correntistas do Banco do Brasil e a comunidade de um modo geral podem doar, além de valores monetários depositados na conta corrente da CONIACC, pontos Dotz, Livelo, Elo e Smiles.

Para estimular o engajamento, a Dotz doará 10 mil pontos para sorteio a cada um milhão de pontos doados, enquanto que a Smiles fará uma promoção durante o período de 18 a 21 de setembro, na qual quem trocar pontos Livelo por Smiles recebe um bônus de 60%. Além disso, o equivalente a 10% das doações será repassado para a CONIACC.

O Banco do Brasil também firmou parceria com a Cassi, para divulgação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil e prestar orientações aos médicos credenciados sobre os sinais e sintomas da doença.

“Precisamos envolver pais, professores e a sociedade de um modo geral para que entendam a importância do diagnóstico precoce, que ajuda à criança a chegar mais cedo ao tratamento e possibilita que a cura aconteça da melhor forma possível, com tratamento menos invasivo e mais barato”, reforça Rilder Campos.

No ano passado, a Ação Infância e Vida arrecadou cerca de R$ 1 milhão, resultado de doações de pontos de cartões de crédito e em dinheiro. O total foi distribuído entre a CONIACC e suas 52 filiadas em todo o Brasil. A expectativa é de que este ano a campanha ultrapasse a marca dos R$ 2 milhões. Os recursos são utilizados para melhorar a estrutura de atendimento às crianças e adolescentes acometidos pela doença e seus parentes que os acompanham no tratamento.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), cerca de 1% a 3% de todos os tumores malignos, na maioria das populações, acometem crianças e adolescentes.

Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 novos casos de câncer em crianças e adolescentes no país em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210). 

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer – INCA, no Brasil o câncer já representa a primeira causa de morte (7% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, para todas as regiões.  Porém, o tratamento da criança com câncer é um dos maiores exemplos de sucesso nas últimas décadas. A cura apresentou um giro de 180 graus, passando de 85% de taxa de mortalidade para 85% de taxa de cura.

O INCA e o Ministério da Saúde (MS) apontam que a sobrevida estimada no Brasil por câncer na faixa etária de zero a 19 anos é de 64%, índice calculado com base nas informações de incidência e mortalidade. A sobrevida varia de acordo com a região do País. Os índices são mais elevados nas regiões Sul (75%) e Sudeste (70%), seguidos pelo Centro-Oeste (65%), Nordeste (60%) e Norte (50%).

“A taxa de cura do câncer pediátrico no Brasil é aquém do almejado: estamos abaixo até de outros países da América Latina devido a vários fatores, entre eles, o diagnóstico tardio. Precisamos do envolvimento de todos para mudar esses dados”, esclarece Teresa Fonseca, presidenta da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE).

AÇÃO INFÂNCIA E VIDA: COMO DOAR

As doações podem ser feitas por meio da troca de pontos Dotz, Livelo e Elo.

Doação de qualquer valor, utilizando a conta da CONIACC no BB:

Agência: 2870-3 – Conta Corrente: 33.000-0.

A campanha vai de 15 de agosto a 15 de outubro, no entanto, os mecanismos de doação ficarão disponíveis após este período.

Mais detalhes da ação Infância e Vida: bb.com.br/infanciaevida.

Sobre a CONIACC
A Confederação Nacional das Instituições de Assistência à Criança e ao Adolescente com Câncer - CONIACC representa as organizações de apoio à criança e ao adolescente com câncer espalhadas por todo o Brasil. Atualmente conta com 52 filiadas.

A CONIACC propõe uma nova abordagem do papel das Instituições de Assistência às Crianças e Adolescentes com Câncer, ancoradas por uma visão de futuro, reconhecendo a responsabilidade de sua liderança em proporcionar melhor qualidade de vida e dignidade, minimizando a dor e o sofrimento dos pacientes portadores de câncer infantojuvenil. [Assessoria AAPCMR Casa de Apoio]
 assessoria.aapcmr@gmail.com
imagem relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template