acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 25 de julho de 2017

Saiba como proceder em caso de afogamento

Um dos maiores erros ao entrar no mar é bem curioso: optar por locais sem ondas, porém nem sempre são os mais seguros, alerta especialista

Apesar do mau tempo com constantes chuvas, basta abrir uma fresta de sol para que as famílias, especialmente os turistas que visitam a capital potiguar, irem às praias a fim de aproveitar um pouco das férias escolares. Na ânsia de curtir o mar, no entanto, há cuidados que não mudam de temporada. Outro alerta é em relação aos fortes ventos comuns nesta época, que agitam as águas e podem provocar acidentes.

Um dos maiores erros cometidos ao entrar no mar é bem curioso: optar por locais sem ondas - eles nem sempre são os mais seguros. “Este é o engano mais comum, e um dos grandes causadores de acidentes. As pessoas ultrapassam as ondas e acabam ficando nos locais que têm ‘corrente de retorno’, que pode levar o banhista a uns 30 metros de distância da faixa de areia”, relata o professor da Pós-Graduação em Urgência e Emergência da Estácio, Mikael Flambertto. Esse fluxo é formado pela água das ondas quando voltam para o mar, depois que arrebentam.

Para evitar estas ocorrências a palavra chave é “atenção”. Especialmente com as crianças, que estão ocupadas em se divertir e não têm noção do perigo. “Ter atenção é a conduta primordial para a prevenção de acidentes. É importante conhecer a praia, lagoa, piscina que está visitando para planejar os cuidados necessários na hora do banho”, aconselha o professor.

Mas, se infelizmente ocorreu o afogamento, o que fazer? Primeiramente é preciso observar a cena, mesmo que rapidamente, para poder interferir de uma maneira segura. “São perguntas básicas a serem respondidas: eu sei nadar? Consigo nadar por duas pessoas? Preciso de um material de apoio?”, alerta Flambertto. Uma boa dica, segundo o professor, é levar ao mar objetos que flutuem para auxiliar na estabilização da pessoa na água – pode ser uma bola, prancha de surf ou boia.

De acordo com o professor, quando estiver a salvo fora da água, o primeiro passo é verificar se vítima está respirando, e virá-la de lado – com o lado direito em contato com o chão, e o rosto direcionado para o mar/lagoa. “Colocamos a pessoa de lado para escorrer a água que pode estar interferindo na respiração, é essencial também verificar o pulso. Caso esteja sem os batimentos, o procedimento indicado ao cidadão comum é fazer massagens cardíacas interruptas até que cheguem os bombeiros”, orienta. Após isto, os cuidados ficarão a cargo da instituição hospitalar. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template