acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 4 de julho de 2017

Municípios são orientados a realizarem ações no Dia Mundial de luta contra as Hepatites Virais

Dia 28 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap/RN) está apoiando os municípios na realização de eventos de mobilização da sociedade para o reforço ao combate à epidemia. O Programa Estadual IST, Aids e Hepatites Virais dispõe de preservativos, testes rápidos e, através de parceria com o programa Estadual de Imunização, disponibilizará aos municípios vacina para Hepatite B no dia D (28 de julho).

A Sesap orienta que os municípios trabalhem ações durante todo o mês de julho e façam intensificação na semana de 24 a 28.07. Mas para isso é necessário que enviem as suas programações e solicitações para os e-mails: hepaids-coordenacao@rn.gov.br  e imunizacao24@gmail.com. De acordo com o responsável técnico do programa, Sergio Fabiano Cabral, “as atividades de prevenção devem ocorrer durante todo o ano em um processo contínuo, e o Dia Mundial é um momento importante para a intensificação da campanha, onde é possível fazer uma grande mobilização social para relembrar a importância do combate às Hepatites Virais e despertar na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos”.

As hepatites virais são doenças que acometem o fígado, um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Há vários tipos, sendo as causadas pelos vírus da hepatite A, B e C os mais comuns, com manifestações variadas de acordo com cada agente etiológico. São doenças que possuem uma distribuição universal, apresentando diferenças regionais tanto na ocorrência quanto na sua magnitude. Sua importância para a saúde pública é devido ao número de indivíduos acometidos e das complicações resultantes das formas agudas e crônicas da infecção.

No ano de 2016, houve 122 casos confirmados de hepatites virais notificados no Sistema de Informação de Agravos Notificáveis (SINAN) do Rio Grande do Norte, sendo 03 casos de hepatite A, 26 casos de Hepatite B e 93 casos de hepatite C. A hepatite A apresentou expressiva redução no registro de casos nos últimos 3 anos. Essa redução pode ser atribuída à melhoria do sistema de saneamento básico e na oferta de água tratada no estado, além da introdução da vacina contra hepatite A no calendário nacional de vacinação infantil a partir de 2014.

Houve, também, diminuição no registro de casos de hepatite B que pode estar relacionada à ampliação da oferta da vacina contra hepatite B para faixas etárias acima de 30 anos a partir de 2013. De maneira oposta, o estado vem apresentando aumento na detecção de casos de Hepatite C, principalmente, na faixa etária acima de 50 anos, após a ampliação do acesso ao diagnóstico através da utilização de testes rápidos para triagem da hepatite C. Apesar do declínio nas notificações de casos, os esforços para o enfrentamento das hepatites virais não podem ser paralisados ou atenuados. [Sesap Comunicação]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template