acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Celebrar Dia da Pizza sem culpa

Nutricionista dá dicas de como aproveitar bem essa delícia tipicamente italiana, tirando proveito do equilíbrio entre os ingredientes da massa e do recheio

Nesta segunda-feira, 10 de julho, se comemora o Dia da Pizza. A iguaria, originalmente italiana, caiu no gosto dos brasileiros, tanto que, é em torno da pizza que os brasileiros costumam ficar na hora de confraternizar, comemorar ou fazer uma refeição rápida. Não é à toa que, de acordo com um levantamento da APUESP (Associação Pizzarias Unidades do Estado de São Paulo), são consumidas cerca de 1 milhão de pizzas por dia no Brasil.

Em cenários menos fartos economicamente como o atual, graças ao preço acessível e à sua versatilidade, a pizza consegue transitar entre as mais diferentes classes sociais. Pode ser montada com as mais variadas combinações, de modo que agrada a todos os paladares. Vai desde os clássicos margheritta, calabresa, portuguesa, até às combinações mais exóticas com mariscos e lulas. Pedir pelo delivery, ir à pizzaria do bairro, comprar no supermercado ou fazer em casa, vale tudo para degustar aquela deliciosa combinação de massa coberta com molho de tomate recheada com queijo derretido e o que mais a imaginação mandar.

E para os que desejam saborear essa delícia sem o risco de sair da dieta, o setor alimentício investe em opções integrais, menos calóricas ou ainda aposta em opções sem lactose ou glúten, para aqueles com restrições alimentares. Desta forma, a pizza se torna ainda mais democrática.

Alerta

A professora do curso de Nutrição da Estácio Ponta Negra, Thais Araújo, reforça o alerta: é preciso ter cuidado na hora de consumir essa irresistível massa. “O ideal é sempre optar por pizzas feitas com ingredientes frescos e saudáveis. É possível, por exemplo, fazer uma pizza saborosa com a farinha integral, que tem mais fibras e nutrientes”, lembra a nutricionista.

O consumidor também deve ficar atento aos recheios. ”Se escolher um queijo mais calórico, como o parmesão, pode compensar com uma proteína mais leve e vice-versa e adicionar vegetais como brócolis e rúcula também é uma boa ideia para equilibrar”, sugere.

Outras dicas ajudam a aproveitar esse dia sem culpa: evitar pizzas doces, que em geral são mais calóricas, não comer muito perto da hora de ir dormir para fazer uma boa digestão, mastigar bem o alimento e evitar molhos mais calóricos, como maionese, catchup e mostarda. Eles são ricos em sódio que promove o inchaço corporal ou invés disso pode adicionar o azeite de oliva extra virgem que é rico em gorduras benéficas. [por assessoria de imprensa]
Imagem reproduzida da internet/
divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template