acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 5 de julho de 2017

Artigo Casa Durval Paiva: Uso dos jogos digitais durante o processo de reabilitação oncológica

Por Mayckon Dantas
Analista de TI - Casa Durval Paiva

O câncer infantojuvenil e seus respectivos tratamentos podem normalmente causar sequelas à saúde das crianças e adolescentes. A informática exerce um papel fundamental no acompanhamento desses pacientes, utilizando os jogos digitais como um recurso auxiliar ao tratamento, atuando na recuperação das alterações provocadas pela doença ou tratamento.

Ao atender um paciente com câncer infantojuvenil, nos deparamos com diversos quadros. Podem ocorrer alterações motoras, musculares, neurológicas, dores intensas, que podem prejudicar o desenvolvimento da criança e do adolescente.

Devido a essas alterações, surge a possibilidade de se utilizar os jogos digitais para minimizar os efeitos das sequelas deixadas pelo câncer e/ou pelo tratamento. Até alguns anos atrás a realidade virtual era presente apenas em jogos eletrônicos e na mente como algo ainda distante. Hoje, ela assume um papel importante e decisivo quando o tema é a reabilitação.

O Xbox e Nintendo Wii são exemplos de videogames que utilizam o recurso de leitura de movimentos, ferramenta utilizada no processo de reabilitação, atrelada a um jogo eletrônico que estimula a realização de movimentos com o corpo para executar as jogadas. Ou seja, o movimento executado é o mesmo que aparece na televisão. O equipamento simula jogos eletrônicos, corridas, jogos de boliche, golfe, dentre outros. Os esforços em executar boas jogadas provoca impactos positivos, melhorando o fortalecimento da musculatura, a recuperação dos movimentos e o estímulo as atividades cerebrais que melhoraram o desempenho e aumentam a capacidade de equilíbrio e a concentração.

Este recurso aplicado na Casa Durval Paiva tem seu espaço nas atividades interdisciplinares. São realizados jogos individuais ou em grupo, dependendo da necessidade e do grau de comprometimento dos jogadores. Sendo que além de crianças com câncer, pacientes com doenças hematológicas também fazem uso do recurso. Sendo necessária uma avaliação multidisciplinar desses pacientes para observação dos estados de saúde, respeitando suas limitações. Apesar da eficiência, a utilização dos jogos digitais é apenas um recurso dentre tantos utilizados durante a reabilitação.

Jogos digitais e videogames são recursos lúdicos e prazerosos, com isso, também contribuem para a adesão ao tratamento, tendo em vista que proporcionam prazer, bem estar e lazer para os assistidos. Sendo importante lembrar que a criança e o adolescente se desenvolvem por meio de brincadeiras, e com o recurso eles não só se desenvolvem, mas são reabilitados a dar continuidade ao seu cotidiano.
Assessoria de Imprensa
Casa Durval Paiva - (84) 4006.1600/ 9981-3474/ 9622-4544
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template