acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 8 de junho de 2017

Universidade Federal do RN lança Projeto Navegos durante Semana do Meio Ambiente

A literatura como dinâmica de interação com o meio ambiente e ferramenta para humanizar as relações no trabalho e na vida pessoal. Esse é o mote do projeto Navegos, lançado na tarde dessa quarta-feira, 7, pelo Programa Qualidade de Vida da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Ao lançá-lo no pátio da Reitoria, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente organizada pela Pró-reitoria de Extensão (Proex), as declamações de improviso deram mais leveza aos versos de 12 autores sorteados ali entre quem passava. No ar, o entendimento de quem vê a vida por meio de atos simples, como Zila Mamede expressara-se no poema Bois Dormindo, lido pela coordenadora de Navegos, professora do Centro de Educação (CE) e poetisa seridoense, Ana de Santana.

Vozes e textos de Humberto Hermenegildo, Tarcísio Gurgel, Marize Castro e outros consagrados no meio potiguar e fora, acompanhados de nomes nacionais, como Carlos Drumond de Andrade e Machado de Assis, vão circular pelas alamedas dos campi da capital e do interior, integrando o circuito literário ou laboratórios de leitura, inclusive a literatura científica. Esse é o sonho de Ana de Santana.

“Usar a literatura para desenvolver as pessoas” comentou Mirian Dantas, pró-reitora de Gestão de Pessoas, “é sempre revolucionário quando se vê o resultado lá adiante”. Ao associar a idéia do projeto a um dos objetivos do Programa Qualidade de Vida, Mirian lembrou que “Navegos junta pessoas porque somos parte desse meio”. Embarcando nas águas de navegos, a reitora colocou que a qualidade de vida e o meio ambiente fazem uma aliança harmoniosa. “Habitar espaços, conviver com pessoas, pensamentos e livros da genial Zila Mamede é uma feliz conjugação das equipes dessas duas pró-reitorias”, completou.

Para ser parceiro do Navegos os centros acadêmicos devem procurar a coordenação do projeto e discutir o formato mais adequado ao seu público usuário. O projeto também terá um perfil no facebook, informou a coordenadora. [por Sirliede Pereira–Ascom-Reitoria/UFRN]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template