acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 2 de junho de 2017

Técnicos do Ministério da Saúde monitoram fluxo de atendimento de pacientes com doença falciforme no RN

Equipe de profissionais está em Natal desde quarta-feira (31/05) para dar poio à implantação da Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme

Técnicos do Ministério da Saúde estão em Natal, desde ontem (31/05), para monitorar o fluxo de atendimento aos pacientes com doença falciforme no Rio Grande do Norte. O objetivo é apoiar a implantação de uma Política Estadual de Atenção Integral às Pessoas com Doença Falciforme. A equipe se reuniu com representantes da Coordenadoria de Hospitais (Cohur), Subcoordenadoria de Informação, Educação e Comunicação (Siec), Atenção à Saúde (SUAS), Área Técnica de Saúde da Criança, Associação das Pessoas Portadoras de Anemia Falciforme (APPAF), além de membros dos órgãos envolvidos na assistência, como Hemonorte, Laboratório Central (Lacen) e Unidade Central de Agentes Terapêuticos. Em seguida, visitaram o Hemonorte e Lacen para identificar os possíveis problemas na assistência e sugerir melhorias.

Em reunião nesta quinta-feira (1º), ficou estabelecida a criação de um grupo de trabalho para construir a linha de cuidado às pessoas com doença falciforme, onde será institucionalizado um fluxo de atendimento – desde a triagem neonatal, com a Rede Cegonha, até a Rede de Urgência e Emergência – com as devidas pactuações com os municípios.

Ainda segundo a programação, os técnicos farão visitas aos serviços para verificar os processos da triagem neonatal, que diagnostica traços de anemia falciforme nos bebês, que passam a ser acompanhados pelo Hemonorte. De acordo com dados apresentados no Rio Grande do Norte, 240 pessoas são acompanhadas regularmente.

O Ministério da Saúde também disponibilizará cursos à distância (EaD) para apoiar na formação e capacitação de técnicos para coleta de exames específicos, além de apoiar ações por meio de videoconferências. [Blog da Saúde]

Fotos:Ascom-Sesap/
relacionadas à divulgação

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template