acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 1 de junho de 2017

Maternidade no RN ofertou 150 atendimentos no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Em todo o Brasil, foram realizados mais de 10,5 mil procedimentos, representando um aumento de quase 200% em relação a primeira edição

Na última quarta-feira (31/05), a Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, realizou 50 exames de mamografia e 100 de ultrassonografia em ação coletiva do 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

Com número recorde de atendimentos, o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh mudou a vida de muitas pessoas em todo o país, com atendimentos gratuitos à população. Promovido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o evento foi realizado nos 39 hospitais universitários federais filiados à estatal vinculada ao Ministério da Educação, nas cinco regiões do Brasil.

Para Maria da Guia de Medeiros, Gerente de Atenção à Saúde da Maternidade, a realização do mutirão é fundamental para a redução da fila de espera da rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Ações como essa possibilitam o acesso aos serviços de uma maneira muito mais rápida. Nós temos pacientes aqui hoje que aguardam cerca de um ano para realizar os exames e isso só vem a ajudar e a contribuir para o funcionamento da Rede do SUS”, afirmou.

Após perder uma requisição para o exame, a dona de casa Ionilde Brito, 56, espera há seis meses para fazer o exame de mamografia. “Eu consegui uma nova requisição e só através deste mutirão, que fiquei sabendo pela televisão, é que pude marcar o exame. É a primeira vez que eu faço e eu acho esse tipo de exame muito importante para a saúde da mulher, através dele podemos diagnosticar mais rapidamente, futuros problemas que podem ser tratados e vir a ser curados”, afirma.

A dona de casa ainda relatou a precariedade nesse tipo de serviço nos postos de saúde. “Se todo mundo se reunisse, fazia mais o bem a quem está precisando. O acesso a esses exames na unidade de saúde é horrível. Você espera dois a três meses na fila e não consegue marcar”, contou.

Jardineide Oliveira da Costa, 28, descobriu, ao fazer uma ultrassonografia, que tem um cisto e agora voltou ao consultório para ter mais informações de como está sua situação. “É a segunda vez que eu faço uma ultrassonografia. Eu descobri um cisto e tive que voltar para a ultra para saber como estava.  A gente faz esses exames para saber o que realmente temos, e ficamos aliviados quando é uma notícia de que não é nada grave”, disse.

Ela ainda comenta a relevância do mutirão para a saúde. “Essa ação é importante porque se não fosse por ela, a gente nunca ia saber se temos algo e é muito caro para fazer por fora, eu faço quando aparece a vaga. Eu aproveito porque não tenho condições de pagar. Já tentei fazer em posto de saúde, mas estava sem médico. Desde a minha primeira ultra, eu espero há um ano”, comentou.

A AÇÃO NO RN
No Rio Grande do Norte, além da MEJC, existem duas outras unidades hospitalares filiadas à Ebserh, o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) responsável por 2.413 atendimentos distribuídos nas especialidades de endocrinologia e oftalmologia e o Hospital Universitário Ana Bezerra (HUAB), em Santa Cruz, que direcionou 1.586 pacientes aos serviços de cirurgias ginecológicas e exames, e a ações educativas. Juntas, as três instituições realizaram cerca de 4.149 procedimentos.

Sobre a Ebserh
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal vinculada ao Ministério da Educação, administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas. O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
João Pedrosa
Relações Públicas
Unidade de Apoio Corporativo
Maternidade Escola Januário Cicco
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
Fotos relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template