acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 3 de junho de 2017

Comunidade Capoeiras, em Macaíba, recebe ação de saúde neste sábado

Ação visa diagnosticar retinose pigmentar e anemia falciforme em comunidades quilombolas

A comunidade de Capoeiras, em Macaíba, recebe neste sábado (03), das 8h às 13h, uma ação de saúde voltada para o diagnóstico da retinose pigmentar e anemia falciforme, doenças que acometem a população negra e quilombola. Também serão realizados atendimento oftalmológico, coleta de sangue, vacinação, testes rápidos, teste de glicemia e verificação de pressão. A ação vai envolver as 420 famílias quilombolas que moram na comunidade Capoeiras, em Macaíba, além das 120 famílias da comunidade de Grossos e 38 da comunidade Pavilhão, ambas em Bom Jesus.

A iniciativa é uma demanda do Comitê de Promoção à Saúde da População Negra e Quilombola do Rio Grande do Norte, instituído e coordenado pela Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), e acontece em parceria com profissionais das secretarias municipais de saúde de Macaíba e Bom Jesus e Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol).

RETINOSE PIGMENTAR
Retinose pigmentar (RP) refere-se a um grupo de doenças hereditárias, que causam a degeneração da retina, região do fundo do olho humano. Ela é responsável pela captura de imagens a partir do campo visual. Pessoas com RP apresentam um declínio gradual em sua visão, porque as células fotorreceptoras (cones e bastonetes) morrem. (fonte: www.retinabrasil.org.br)

ANEMIA FALCIFORME
A anemia falciforme é uma doença hematológica (do sangue), hereditária, que causa destruição crônica das células vermelhas (as hemácias) do sangue e é muito comum em pessoas da raça negra. [Ascom/Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template