acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Como as empresas podem se proteger de ataques cibernéticos

Os vírus ransomware ainda são ameaça iminente aos computadores de todo o mundo, por isso as empresas devem continuar se prevenindo, alerta especialista

No mês de maio um ataque cibernético de grandes proporções atingiu organizações de todo o mundo através de uma campanha de ransomware, em que os computadores são invadidos por um vírus que codifica e capta todos os tipos de arquivos. Os invasores, então, chantageiam os proprietários das máquinas e ameaçam destruir, ou tornar públicos, os arquivos, caso não recebam dinheiro.

Ataques de vírus em computadores de mais de 74 países alertaram às empresas para os cuidados que devem ser tomados a fim de evitar prejuízos. A ameaça explora a vulnerabilidade das organizações, em especial informações contábeis, exigindo cuidados dobrados. Em Natal, a empresa de contabilidade Rui Cadete Consultores e Associados não foi atingida por qualquer vírus, mesmo com uma estrutura de mais de cem computadores. “A proteção passa por alguns cuidados básicos, como evitar abrir e-mails desconhecidos, desativar os acessos remotos das máquinas e validar sempre se o ambiente está com as últimas atualizações de vacinas da solução”, comenta Ethel Mesquita, diretora de T.I. da Rui Cadete. Ela recomenda a atualização constante do sistema operacional e o backup de todos os arquivos em nuvem para preservação de dados valiosos.

O treinamento da equipe de colaboradores da empresa torna-se tão importante quanto lançar mão dos recursos tecnológicos de prevenção contra uma das maiores ameaças cibernéticas da atualidade. Cerca de 250 instituições brasileiras foram afetadas pelo ataque global de hackers e, segundo a empresa de segurança Karpersky, o Brasil é o sexto país mais vulnerável a vírus do tipo ramsonware. “As empresas precisam ter um plano estratégico interno em segurança, pois há cuidados simples que podem ser tomados para evitar problemas”, reforça Ethel.

Mais de 300 mil computadores já foram atingidos pelo vírus, que ainda é uma ameaça iminente. Desta forma, as empresas devem continuar investindo em proteção. Uma dica fundamental, segundo Ethel, é a instalação de um bom antivírus, pois estes programas são capazes de identificar uma ameaça e deter um possível ataque. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template