acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 22 de junho de 2017

Artigo Casa Durval Paiva: Reações adversas da quimioterapia em crianças e adolescentes

Por Isabelle Medeiros Resende
Farmacêutica - Casa Durval Paiva
CRF 2541

A reação adversa a medicamentos, também conhecida como (RAM), é um efeito indesejado e não intencional que pode ocorrer durante o uso de medicamentos, de acordo com a dose administrada. A quimioterapia, que é necessária e essencial para o sucesso do tratamento do câncer infantil pode causar desconforto ao paciente, provocando as reações adversas, dentre elas, cansaço, perda de apetite, dores nas pernas e braços, diarreia, vômito, dor na barriga, ferida na boca, queda de cabelo e inchaço.

Estudos relatam que vômito e diarreia são as reações mais frequentes no processo de quimioterapia, promovendo alterações do sistema fisiológico e emocional, o que pode causar ansiedade e medo, podendo retardar o tratamento. É importante lembrar e orientar o paciente quanto às consequências da quimioterapia, pois ele é o responsável pela adesão ao tratamento. Ainda não existe um medicamento que possa anular as reações adversas à quimioterapia, existem formas de amenizar esses efeitos, ajustando a dose e identificando as medicações utilizadas no tratamento.

Os medicamentos utilizados durante o tratamento de quimioterapia em crianças e adolescentes como anti-heméticos, analgésicos, antidiarreicos, corticoides, dentre outros; requerem uma maior atenção por apresentar reações adversas maiores. Embora estas ocorram, a quimioterapia ainda é a oportunidade de tratamento e cura. Os medicamentos quando tomados de acordo com a prescrição médica e respeitando os horários reduzem as reações. A ingestão de água e a alimentação saudável também contribuem para a melhora.

Mesmo que durante o tratamento a rotina da criança e do adolescente sofra algumas alterações, é importante o apoio da família para que o paciente se encoraje e não se sinta incapaz de, quando possível, realizar as atividades do cotidiano. Existem também outros medicamentos que podem ocasionar inchaço, pois aumentam o apetite, mas, são necessários, pois atuam prevenindo inflamações e também como antialérgicos.

No apoio ao tratamento da criança e adolescente com câncer, assistidos pela Casa Durval Paiva, proporcionamos assistência farmacêutica aos pacientes, como forma de ajudar no autocuidado, dispensa os medicamentos para minimizar as reações adversas ocasionadas pela quimioterapia. Também buscamos associar outras medidas terapêuticas além do tratamento convencional, para melhor enfrentamento da doença. Nesse contexto, é essencial o respeito à história de vida de cada paciente, fornecendo orientações que proporcionem segurança e maior adesão ao tratamento.
Assessoria de Imprensa
Casa Durval Paiva (84) 4006.1600/9981-3474/9622-4544
Na luta contra o câncer, quanto mais cedo, melhor!
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template