acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 12 de maio de 2017

Relatório mostra os problemas no prédio da Maternidade Araken, informa assessoria de sindicato

Primeiro andar está sem energia há seis dias, sem realizar cesarianas

Na Semana do Dia das Mães, o Sindsaúde-RN divulgou um relatório com os principais problemas encontrados na Maternidade Dr. Araken Irerê Pinto, em Natal. Inaugurada há pouco mais de um ano, a Maternidade convive com problemas estruturais no prédio alugado no Tirol, onde funcionava uma clínica particular.

Nas últimas semanas, a Maternidade passou por um alagamento no subsolo, falta d’água, falta de energia e defeitos no elevador. Desde sábado (06), o primeiro andar está sem energia, em função de um curto-circuito na instalação elétrica. Sem energia, cirurgias cesarianas não puderam ser realizadas. “Se precisar fazer uma cesária, não tem como. É um risco grande”, alerta Célia Dantas, diretora do Sindsaúde. Nesta semana a demanda aumentou em outras maternidades, como a Leide Morais.

A Maternidade Araken não conseguiu alcançar a quantidade de partos feitos na Maternidade das Quintas, que hoje funciona como um ambulatório. Mesmo com oito leitos a mais, a nova maternidade realizou 2.083 partos em um ano, desde a sua inauguração em 08 de março de 2016. A quantidade é 14,2% menor do que os 2.428 partos na Maternidade das Quintas em 2015.

O relatório mostra também a ausência de um autoclave – o material é levado diariamente para a Maternidade das Quintas para esterilização – ramais sem funcionar, sobrecarga de trabalho, entre outros problemas. O documento será entregue ao Ministério Público, à Comissão de Saúde da Câmara dos Vereadores e à Secretaria Municipal de Saúde, para que sejam tomadas providências. [Assessoria Sindsaúde]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template