acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 5 de maio de 2017

O SUS na mídia foi pauta do último dia do Congresso da Abrasco no RN

A forma como o Sistema Único de Saúde (SUS) é retratado na grande mídia foi uma das muitas discussões do último dia do “3º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão em Saúde da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco)” que terminou na tarde de quinta-feira (04), no Centro de Convenções de Natal. A Mesa-redonda "A saúde e o SUS na mídia: sentidos, interesses e desafios" reuniu jornalistas, profissionais de saúde e pesquisadores da área de saúde coletiva de todo o País.

Com coordenação dos professores Juciano de Sousa Lacerda (UFRN) e Inesita Soares de Araújo (Icict/Fiocruz), além do jornalista de O Globo, Daniel Brunet, as discussões ocorreram de forma interativa entre a Mesa e a plateia. Uma inovação que agradou muito ao público que pôde expor suas opiniões e também dialogar mais com os expositores.

Na pauta algumas questões orientaram o debate, como a forma que a saúde é retratada pela mídia, e como estes setores podem contribuir, de forma conjunta, para a garantia de políticas públicas que beneficiem a população brasileira. Da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) participaram profissionais de saúde de várias especialidades, além de jornalistas da Assessoria de Comunicação e do Hemonorte. Que puderam expor um pouco dos desafios que enfrentam na divulgação da imagem do SUS na mídia.

No restante da programação final, foram discutidos os seguintes temas: o Programa Mais Médicos e a redução da iniquidade no acesso na Atenção Primária a Saúde, os Impasses e Perspectivas na Regionalização do SUS, a Análise de Políticas de Saúde na experiência dos observatórios, a resposta das redes de Atenção especializada às demandas da APS, tecnologias para educação e gestão na saúde e um debate sobre Política Planejamento e Gestão em Saúde como práxis na saúde coletiva e no SUS.

O evento que teve como tema “Estado e Democracia: o SUS como direito social” conseguiu reunir em Natal, no período de 1º a 4 de maio, cerca de 2 mil pessoas, entre docentes, estudantes de pós-graduação e graduação, pesquisadores, profissionais dos serviços e ativistas sociais ligados à Saúde Coletiva. Da Sesap participaram 210 profissionais, entre técnicos, gestores e representantes do Conselho Estadual de Saúde do RN.
Ascom/Sesap
Fotos relacionadas à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template