acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 6 de maio de 2017

Exposição reunirá obras de 29 potiguares para comemorar o Dia do Artista Plástico

Exposição de obras potiguares comemora o Dia do Artista Plástico

Em comemoração ao Dia do Artista Plástico, que ocorre nesta segunda-feira (8), a faculdade Estácio Ponta Negra realiza o 1º Expo-Estácio. A exposição artística com o tema: “Cultura na Ponta do Pincel”, organizado pelos alunos do curso de Publicidade da instituição, reunirá 31 obras de 29 artistas potiguares. Haverá ainda, uma homenagem especial ao artista plástico Aécio Emerenciano – conhecido por explorar a temática de flores e frutas regionais, com destaque ao caju, e peixes nas suas obras.

O acervo, intitulado de “Plinacoteca”, é uma coleção pessoal do curador da mostra, Plínio Sanderson Saldanha. Professor, antropólogo, pesquisador e poeta, Plínio considera a coleção o resultado de um “trabalho garimpado ao longo de anos, que exemplificam a produção pictográfica do nosso estado, com diversos estilos, tendências e técnicas”. Para ele, ao serem expostos, os materiais “cumprem sua função social e alimentam as fomes plásticas/visual do público”.

Fora das quatro paredes, a arte do homenageado da noite pode ser apreciada no cotidiano do natalense. Ao longo dos 200 metros de extensão do muro da antiga Fabrica da Sam’s, localizada na Av. Senador Salgado Filho, tem destaque a obra de Aécio, “A fruteira do Nordeste”, com representações da flora nordestina. Além deste mural, o artista tem pinturas expostas na Governadoria, na Assembleia Legislativa e no desativado Aeroporto Augusto Severo.

Programação

Para dar início à comemoração, um vernissageacontecerá às 18h, que contará com uma fala do curador, dos artistas convidados, e a realização de uma pintura ao vivo e em cores do artista Francisco Eduardo. As obras ficarão expostas nas dependências da Estácio Ponta Negra na noite da segunda-feira (8), das 19h às 22h, e na manhã da terça-feira (9), das 7h às 12h.

Além de obras de Aécio Emerenciano, estarão expostas na Estácio Ponta Negra pinturas de grandes nomes locais, como Dorian Gray, Flávio Freitas, Vatenor de Oliveira, Marcelus Bob e Jota Medeiros.

Expositores:

Aécio Emerenciano

Dorian Gray

Flávio Freitas

Rosa Maria

Valderedo Nunes

Daniel Nec

João Antônio

Fernando Gurgel

Helmut Cândido

Thomé Filgueira

Vatenor de Oliveira

Novenil Barros

Marcelus Bob

Alberto Giuliani

Guaraci Gabriel

Marcelo Fernandes

Djalma Paixão

Anchieta Rolim

Francisco Eduardo

Gilvan Oliveira

Assis Marinho

Eduardo Alexandre

Jota Medeiros

Gilson Nascimento

Gilvan Lopes

Tiago Vicente

Pedro Pereira

Por assessoria de imprensa
Foto arquivo/Internet
Obra de Vatenor
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

  1. Saudades de Natal! Querido Bosco...Novenil...Fernando Gurgel e tantos outros artistas 🎨 Amados! Paz prá todos da sempre das antigas...Malú!!!

    ResponderExcluir

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template