acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 8 de março de 2017

Regional da Saúde em Mossoró promove ação no Dia Internacional da Mulher

A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), através do Núcleo de Recursos Humanos,  Núcleo de Humanização e Qualidade de Vida no Trabalho – NHQVT  e Núcleo de Capacitação, promoveu nesta quarta-feira (08), às 9h30, uma ação para celebrar o Dia Internacional da Mulher, direcionada a 85 servidoras da unidade de saúde. A programação teve a participação da cantora Gabriela Mendes e palestra com o tema “A mulher, sua importância e seus direitos”, a cargo da escritora, assistente social, pesquisadora, professora universitária aposentada e presidente da Academia Feminina de Letras e Artes Mossoroense (AFLAM), Joana D'Arc Fernandes Coelho.

Para a palestrante, muitas mulheres vivem num “cárcere privado”, ou seja, não podem deixar os maridos ou companheiros alegando questões financeiras porque não se qualificaram para o mercado de trabalho. “A mulher deve ter lugar em todos os espaços, inclusive nos partidos políticos, fazendo o que deve ser feito para garantir sua participação ativa na sociedade. Entretanto, ainda é pequeno o número de mulheres vereadoras, prefeitas, deputadas, juízas, governadoras atuando em lugares estratégicos de decisões e gestão democrática – por exemplo, na construção de cidades com um olhar diferenciado onde cabe ressaltar o respeito às diferenças de raça/etnia, gênero e classe, uma cidade com lugar para todos”, disse Joana D'Arc Fernandes Coelho.

Sancionada no dia 09 de março de 2015 pela Presidenta Dilma Rousseff, a Lei 13.104/2015, conhecida como Lei do Feminicídio, define como crime hediondo a morte violenta de mulheres por razões de gênero. A palestrante disse que a Lei do Feminicídio foi mais um passo extraordinário na luta dos movimentos de mulheres para acabar com a violência contra a mulher que não tem classe social e nem lugar. Ela ocorre em nosso país e em todo o mundo porque o preconceito contra a mulher está enraizado na sociedade.

“Grande parte das violências cometidas contra as mulheres é praticada no âmbito privado, onde os principais casos acontecem dentro do lar, por pessoas próximas à sua convivência, como maridos/esposas ou companheiros/as, sendo também praticada de diversas maneiras, desde agressões físicas até psicológicas e verbais”, relata a palestrante. [Ascom/Sesap]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template