acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

domingo, 26 de março de 2017

GACC-RN precisa de Dentistas

Precisa-se de Dentistas

O Grupo de Apoio à Crianças com Câncer do Rio Grande do Norte (GACC-RN) busca profissionais para compor o time de voluntários da casa, que diminui ao passo da crise econômica.

Entre os diversos serviços oferecidos pelo GACC-RN aos seus assistidos, está o tratamento odontológico, realizado em uma sala preparada especialmente para a atividade na sede da instituição. O trabalho é feito pela voluntária Dra. Fátima Tiengo, que há 6 anos cuida da saúde bucal das crianças do grupo. Fátima apela aos colegas de profissão para que possam dispor de um pouquinho de atenção a estas crianças, já que, sozinha, não pode atender a todas. "Se um dentista puder atender apenas uma vez por semana, por duas horas, já ajuda muito", diz Fátima. "Ele pode atender aqui no GACC ou no seu próprio consultório", acrescenta.

Os serviços de ortodontia, ortopedia funcional, endodontia e cirurgia são os mais urgentes. A necessidade de diversificar o atendimento se deve tanto às condições de carência das crianças e adolescentes que chegam ao Grupo quanto às consequências do próprio tratamento oncológico. É comum durante o período de rádio e quimioterapia o surgimento de mucosites (feridas que se espalham por todo o interior da boca) que, ao provocarem dor, atrapalham na alimentação e higiene bucal dos pacientes. Muitas crianças se recusam a se alimentar ou escovar os dentes em vários momentos.

Para melhorar o serviço, as dentistas sugerem a participação de novos voluntários, o convênio com consultórios e buscam ainda possíveis doadores de equipamentos para a sala de atendimento da sede. O laser terapêutico, por exemplo, é essencial para minimizar o sofrimento das crianças com as mucosites e custa aproximadamente R$ 4 mil. "É comum a doação destes aparelhos por dentistas que trocam seus equipamentos", conta a voluntária vislumbrando a possibilidade de adquirir um para o GACC-RN. Outros equipamentos que poderiam facilitar o processo são os de radiografia, mas, nesse caso, melhor ainda seria um convênio para proporcionar um check-up radiográfico completo aos pacientes. Este procedimento é imprescindível em casos de transplante de medula óssea.  Em tempos de baixa no orçamento, contar com a solidariedade é a única esperança do Grupo.

Palestra Sobre Saúde Bucal

No dia 27 de março, as dentistas Fátima e Biancha irão ministrar uma oficina sobre saúde bucal para as mães e responsáveis do GACC-RN. O objetivo é conscientizá-los e educá-los para a importância da higiene correta dos dentes e demais procedimentos do tratamento odontológico. A palestra será realizada durante o Encontro de Responsáveis que acontece mensalmente na instituição, a partir das 14h.
Por assessoria Gacc-rn
Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template