acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Preservação: Qual é a sua roupa neste carnaval?

Onde quer que você festeje a folia, uma coisa não pode faltar

De norte a sul do Brasil. No litoral, na capital ou no interior. São cinco dias da maior festa popular do mundo. E ai, com que roupa você vai? Pode a mais luxuosa da agremiação. Ou um jeans, camiseta e tênis. Pode até ser de baby-doll. Mas sabe o que todos devem vestir? A camisinha!

“Ei, você vai sair descamisado no carnaval? Você usa abadá, você faz a sua fantasia, mas descamisado não! Conheceu a pessoa ali, naquela hora, naquele momento, tá aquele frisson? Tudo bem vai rolar, use camisinha e viva essa festa!”, destaca com entusiasmo o músico baiano Carlinhos Brown.

O recado do criador da banda Timbalada segue a recomendação do Ministério da Saúde: usar a camisinha tem que ser pra valer! Ela não pode ser só parte da festa. Tem que ser parte de você. E o motivo é simples: se proteger e proteger as pessoas com quem você se relaciona de infecções sexualmente transmissíveis e, é claro, daquela gravidez não planejada.

Segundo Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas Sexuais dos Brasileiros (PCAP 2014), o uso de preservativos, especialmente entre os jovens, vem caindo. Tanto com parceiros eventuais, como com parceiros fixos.

A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar, realizada nas escolas de todo o país com adolescentes de 13 a 17 anos, mostra um número preocupante: 35,6% dos alunos não usaram preservativo na primeira relação sexual. É com base nesses números que o Ministério da Saúde lançou a Campanha Nacional de Carnaval que, este ano, tem como foco o uso do preservativo.

Em todo Brasil serão distribuídas 74 milhões de camisinhas masculinas e três milhões de preservativos femininos, além de saches de gel lubrificante. [Blog da Saúde > Saiba mais, assista vídeo]
Foto: Erasmo Salomão/MS
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template