acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

“Descobrindo o RN com Luís da Câmara Cascudo”; Exposição chega hoje a Caicó

Município do Seridó abriga a partir desta quinta-feira (16) uma mostra sobre a história e cultura do Rio Grande do Norte, inspirada na obra do escritor Luís Câmara Cascudo.

A exposição Descobrindo o Rio Grande do Norte com Luís da Câmara Cascudo estará aberta ao público seridoense, de segunda à sexta, das 8h às 16h30, no Centro de Educação José Augusto-Ceja.

A exposição exibe peças que revelam detalhes da linha do tempo do Estado e seu contexto no Brasil e no mundo, com destaque também para aspectos fundamentais da cultura seridoense.

Haverá uma recepção onde estão instalados textos sobre a história da região, com ênfase em canções alusivas a região e na exibição de figuras rupestres.

Para ilustrar a mostra foi produzido um catálogo especial com 46 páginas com ilustrações, informações sobre a vida social, o folclore, a formação étnica, entre outros temas relativos ao Rio Grande do Norte.

CÂMARA CASCUDO E A HISTÓRIA POTIGUAR DESDE A CHEGADA DOS PORTUGUESES

Recortes da obra literária do etnógrafo conduzem o passeio pela história, desde a chegada dos portugueses.

A tradição indígena, a invasão holandesa, a fundação de Natal e seu desenvolvimento, o papel da capital norte-rio-grandense na 2ª Guerra Mundial, até o panorama atual.

A mostra toma como base o livro História da Cidade do Natal, do autor potiguar.

A iniciativa consiste em um passeio entre corredores históricos e galerias do Memorial, guiado pelo próprio Câmara Cascudo, através de recortes da sua obra literária.

Composta por grandes painéis, bonecos em tamanho real de personagens ilustres e heróis potiguares, artefatos, livros, miniaturas, além de uma diversidade de objetos museológicos, a Mostra também traz painéis com textos de Câmara Cascudo, mapas, cartas náuticas, pinturas, fotografias.

Tudo para despertar no visitante o interesse e valorização pela história potiguar e pela obra de Cascudo.

A exposição é promovida pelo Governo do Estado, através da Fundação José Augusto. Visitas de escolas e entidades podem ser marcadas pelo telefone 3417 1715. [Agenda Substantivo Plural]
Fotos relacionadas à publicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template