acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Batata na Hora do Povo

Por Sidney Caicó*

Nas manhãs a Rádio anuncia a próxima atração: um programa de rádio direcionado para assuntos de natureza pública e políticos, onde por um lado as pessoas fazem suas reclamações sobre como a administração pública municipal e estadual estão realizando seus trabalhos na cidade de Caicó ou se está alheios aos problemas sociais que mais atingem as comunidades carentes mais periféricas. Esse programa é apresentado pelo Radialista Batata que de forma entusiasmada abre espaço para seu público falar ao vivo e debatem os assuntos com os demais ouvintes de seu programa.

Alguém sempre liga e diz:
“_ alô! Estou ligando para reclamar que...”. Os assuntos sempre giram em torno do sistema de saúde pública, educação, prestação de serviços e crítica ao sistema político vigente. As pessoas reclamam sobre a falta de médicos e medicamentos em postos de saúde e hospitais, sobre a escola que não têm merendas ou sobre os baixos salários de seus professores, reclamam dos buracos abertos nas ruas e avenidas da cidade que causam acidentes e danificam os veículos, reclamam da empresa que deixa de fornecer água para seus bairros mais carentes e distantes do centro da cidade, as pessoas reclamam da falta de ambulâncias para conduzir seus familiares aos hospitais da Capital do Estado e da falta de apoio aos que permanecem por lá, lixo nas ruas, galerias de esgotos abertos, vazamentos de caixas sanitárias, falta de iluminação, reclamam do prefeito, vereadores, reclamam e no resumo diz Batata: “falta vontade política para ajudar o povo”. Além de outros que são tantos os temas abordados que aqui atenho aos reclames, porém com toda razão. Todos os dias o programa vai ao ar. ” _ A voz do povo !” Assim ouço o
Radialista Batata.

Hoje o Prefeito Batata está diante dos controles da máquina estatal e do outro lado da linha. Sendo Prefeito está enfrentando os problemas de uma cidade em desenvolvimento, porém atrasada no contexto dinâmico da era moderna. Ainda mais forte, como o roncar de um estômago vazio, a crise econômica incomoda, marca a história mundial, chicoteia administradores públicos forçando-os, diante do quadro caótico da crise política instalado no sistema público, à tomada de ações que possam a vir surtir efeitos mais que paliativos, porém duradouros e construtores de uma nova realidade social.

Batata, assim como os prefeitos eleitos nas eleições de 2016, terá vários problemas e chances para solucionar em sua administração. Terá que fazer a arrecadação do município aumentar para só assim efetuar novos investimentos, terá que fazer a economia crescer gerando assim novos postos de empregos, terá que sanar os gastos públicos com as chamadas “farras com o dinheiro público”, terá que consolidar políticas de educação, saúde e segurança pública. Nada fácil, contudo nada impossível, pois os cofres públicos sempre estão em uma razão crescente e as projeções financeiras apontam para isso. Todos os dias, todos os cidadãos pagam impostos; isso é claro.

Agora o Prefeito Batata irá fazer mais do que seu nome ficar na história política de Caicó assim como faz seus antecessores, terá que acrescentar um legado histórico e de transformação social principalmente nas áreas que mais lhe deram audiências para seus programas de rádios. Ao concluir seu mandato ou mandatos, ele que tanto debate os problemas sociais junto com o povo nas ruas e seus munícipes, tem que fazer mudanças significativas nos bairros periféricos de Caicó, principalmente em lugares onde o saneamento básico precisa urgentemente chegar, onde um campo ou uma quadra de esporte de qualidade possam melhorar a qualidade de vida de muitas crianças e jovens, onde as pequenas Escolas Municipais resistem em meio à lama ou próximo às galerias de esgotos, onde o calçamento faça caminho para o desenvolvimento, onde o emprego ajude a melhorar a renda familiar, onde as casas abandonadas e as de taipas insistem em fazer parte da vida de muita gente nesse século XXI.

Que seu legado seja lembrado como o que transforma a periferia em todos seus aspectos sociais em um lugar melhor para morar. Esse legado deve ensinar aos jovens o caminho da educação, o caminho do esporte, da saúde, o caminho de ser feliz e permanecer seguro em sua comunidade; além de ensiná-los Ser Cidadão. Uma futura geração espera por mudanças que façam suas vidas e suas comunidades mudarem também para melhor; talvez isso reflita ainda na vida das gerações perdidas em meio ao desamparo. Como diz a letra da música: “vamos pra frente que pra trás não dá mais”. Essa é a vez do Prefeito Batata na hora do povo.

*Sidney Caicó é escritor, autor do livro O tesouro de Sant’Ana.

©2017 www.AssessoRN.com | Jornalista João Bosco Araújo - Twitter @AssessoRN
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template