acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

Dezembro Vermelho com ações no RN de combate à Aids

1º de dezembro é o Dia Mundial de Luta contra a Aids, momento  importante para intensificar as ações mobilizando a sociedade, despertando na população a consciência da necessidade da prevenção, reforçando que a resposta às epidemias é responsabilidade de todos. No Rio Grande do Norte foram diagnosticados 525 novos casos em 2014 e 322 novos casos em 2015, em pessoas maiores de 13 anos. As maiores proporções de casos estão na faixa etária de 30 a 39 anos (34%) e 40 a 49 anos (25%). Se considerarmos os números acumulados de 2005 a 2015, os dados apontam um percentual de 68% do sexo masculino e 32% do sexo feminino.

No período de 2005 a 2015 foram registrados 91 casos de AIDS em crianças no RN, sendo que 67% foram diagnosticados antes dos cinco anos de idade. Em 2015 foram disgnosticados 12 novos casos.

De acordo com o Sistema de Controle de Medicamentos do Ministério da Saúde, no ano de 2015, 350 pessoas fazem tratamento para HIV no Rio Grande do Norte. Os dados referentes a 2016 só serão inseridos nos sistemas do Ministério da Saúde após o final do ano.

Denominado de Dezembro Vermelho, o mês será marcado por uma programação voltada para o combate à doença. Com isso, o Programa Estadual DST, Aids e Hepatites Virais disponibilizará uma grade extra de preservativos para todos os municípios por meio das regionais de saúde, na perspectiva de que os mesmos atendam as programações locais de escolas, comércio, indústrias, organizações não governamentais e outros, assim como a elaboração de materiais educativos.

A Sesap, por meio da Coordenação de Promoção a Saúde, especificamente pelo Programa Estadual de DST/Aids e Hepatites, vem fortalecendo o diálogo entre gestores, organizações da sociedade civil e outros parceiros por meio de ações conjuntas, promovendo discussões sobre a qualidade de vida, prevenção, diagnóstico e tratamento, sensibilizando a sociedade acerca do papel de cada um no enfrentamento deste agravo.

NOTA DE MOBILIZAÇÃO
Em Nota de Mobilização, o Programa Estadual de DST/Aids relata que “o Ministério da Saúde aponta novos horizontes abertos pela ciência e pela inovação, com objetivo de melhorar as condições de vida das pessoas vivendo com o HIV e com Hepatites Virais e, ao mesmo tempo, controlar essas epidemias.

No campo da Aids, temos um horizonte acordado internacionalmente e liderado pelo Programa Conjunto das Nações Unidas sobre o HIV/Aids (UNAIDS) no sentido de acabar com os níveis epidêmicos da doença até o ano de 2020, onde mais do que uma obrigação histórica para com milhões de pessoas que morreram da doença, se tornando um dever que se forma com um forte movimento na construção de uma narrativa sobre o tratamento do HIV e uma nova meta definida e ambiciosa, porem alcançável focando que as ações no período de 2015 a 2020 sejam para que 90% das pessoas vivendo com HIV saibam que tem o vírus; 90% de todas as pessoas com infecção pelo HIV diagnósticas recebendo terapia antiretroviral ininterruptamente e 90% de todas as pessoas em uso de terapia antiretroviral com supressão de viral, ou seja carga viral indetectável”.

PROGRAMAÇÃO DO DEZEMBRO VERMELHO

30/11
8h às 12h - Testagem para militares do 4º Batalhão de PM na Zona Norte, bairro Gramoré. A previsão é atender 120 homens.

01/12
8h30 às 9h30 - Lançamento do Dezembro Vermelho, no saguão da Sesap, com um café da manhã solidário para servidores, ativistas e movimento social

10h às 16h - Ação de testagem na praça cívica com apoio do SESI.
18h - Abertura do Pitstop no Carnatal, com participação de 50 voluntários que irão realizar ações educativas no evento.

7/12
Seminário de Atualização em HIV/AIDS das Regiões Oeste, Alto Oeste, Vale do Assu e Salineira do RN do Hospital Rafael Fernandes, em Mossoró.

8/12
8h30 - Sessão solene na Câmara Municipal de Natal com homenagem a autoridades e ativistas.
Assessoria de Comunicação

Ascom/Sesap
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template