acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Maternidade Escola Januário Cicco realiza I Jornada de Farmácia Clínica

Jornada contou com palestras, discussões e mesas-redondas no Auditório de Pediatria visando a segurança das pacientes na gravidez e na amamentação

A Maternidade Escola Januário Cicco, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (MEJC-UFRN) realizou nesta quinta-feira (17), a I Jornada de Farmácia Clínica na Gestação e na Lactação da Maternidade. O objetivo do evento é capacitar profissionais para realizar atividades clinicas farmacêuticas no apoio e no tratamento de gestantes e lactantes no âmbito hospitalar, com foco na segurança do paciente.

A I Jornada de Farmácia Clínica na Gestação e Lactação teve como objetivo a troca de experiências entre os serviços que prestam a assistência materno-infantil no Estado para que se possa compartilhar saberes e, num futuro, alinhar diretrizes para o desenvolvimento da área.

De acordo com Tayne Anderson, chefe da unidade de farmácia hospitalar da MEJC, a farmácia clínica é uma área da farmácia voltada à ciência e prática do uso racional de medicamentos, em que os farmacêuticos prestam cuidado ao paciente, com o objetivo de otimizar a terapia com menor risco de eventos adversos. “O farmacêutico aplica os seus conhecimentos para que o uso de medicamentos seja seguro e apropriado, contribuindo para a segurança dos pacientes”, explica.

Tayne ainda comentou que a Jornada auxiliará na referência para outras maternidades do Estado quanto ao serviço farmacêutico.
“Com a ideia de divulgar o nosso serviço, transmitir um pouco de nossa experiência   para os demais serviços e também ver o que as pessoas estão fazendo em nível do Rio Grande do Norte, para que se possa, também, trazer ferramentas e ideias que estejam funcionando em outros hospitais para cá. Então, é uma troca de experiências entre as instituições de saúde.”

A especialista em terapia intensiva adulta, Flávia Fernandes, ministrou uma palestra sobre as ferramentas de apoio e decisão em Farmácia Clínica e destacou a importância de se disponibilizar uma informação precisa para os pacientes. “Precisamos saber selecionar e distinguir o que é uma informação com evidência científica elevada para considerarmos no nosso trabalho. Com base nas informações e nas condições clínicas de cada paciente, nós utilizamos essas ferramentas para que a decisão tomada seja a mais viável”, disse.

Flávia salienta que a presença do profissional de farmácia é fundamental para discutir o uso racional de medicamento, haja visto as mudanças singulares em cada mulher durante a gravidez.

“A farmácia clinica é atuante em diversos segmentos clínicos, e a gestação e lactação são condições particulares na gestante que provoca mudanças em sua vida, inclusive a questão do uso de medicamentos. É importante o farmacêutico estar inserido em uma equipe para discutir o uso racional desses medicamentos nas gestantes, porque é diferente de um adulto normal e tem de ser levado em consideração tanto a segurança da mãe quanto a segurança do bebê”, ressaltou.
João Pedrosa
Relações Públicas
Maternidade Escola Januário Cicco
joao.pedrosa@ebserh.gov.br

fotos relacionadas à publicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template