acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Hemonorte capacita profissionais de saúde das unidades públicas e privadas

A melhoria contínua dos processos de trabalho do ciclo do sangue e da segurança transfusional nos serviços de saúde em todo o RN. Foi com este objetivo que o Hemonorte realizou a capacitação em Hemoterapia e Transporte de Hemocomponentes nesta quarta-feira (16). A atualização foi promovida através do Núcleo de Educação Permanente para um público composto por profissionais das unidades de saúde públicas e privadas que não  tem agências transfusionais, mas que transfundem hemoderivados.

A capacitação foi dividida em três partes: No primeiro momento, o chefe do Departamento de Hemoterapia explanou sobre os protocolos médicos, abordando o uso de hemocomponentes (derivados do sangue obtidos através de processo físicos) que são os concentrados de hemácias, concentrados de plaquetas, plasma fresco congelado e criopreciptado e Hemoderivados (derivados do sangue obtidos através de processo industrial) que inclui a  albumina, imunoglobulina e fatores de coagulação.

Dando continuidade, a gestora do Setor de Distribuição e Armazenamento do Hemonorte, Érika Valena, falou sobre o Transporte e armazenamento de amostras e hemocomponentes, ressaltando o que determina a legislação em vigor. O encontro terminou com uma explanação sobre a Política de Qualificação da Hemorrede Estadual (PEQH) proferida por Ivana Vilar.

Para a bioquímica do Hospital do Coração, Dulce Gomes, a hemoterapia evoluiu muito nos últimos anos e o profissional precisa estar atualizado para acompanhar esse processo. ”Ações de treinamentos proporcionam aos servidores envolvidos qualidade e competência técnica para melhor executarem suas tarefas. Através de inciativa como essa o Hemonorte garante a qualidade dos serviços hemoterápicos no Estado. A instituição está de parabéns pelo trabalho que vem realizando”, afirmou Dulce. [Assessoria de Comunicação – Ascom/Sesap]

Foto relacionada à divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template