acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Faculdade incentiva alunos à pesquisa científica

Na reta final da produção científica do semestre, alunos esclarecem dúvidas e ampliam conhecimentos para concluir as pesquisas em andamento

Com o tema “Aspectos Éticos na Pesquisa”, alunos e professores da Estácio se reúnem nesta quinta-feira (10) para aprofundar seus conhecimentos no I Simpósio de Iniciação Científica da Estácio Natal. O evento acontece no auditório da unidade da Alexandrino com programação das 8h às 22h. Além de apresentações dos projetos que estão em andamento, os alunos puderam esclarecer suas dúvidas sobre regras e formatações dos trabalhos acadêmicos, especialmente do Trabalho de Conclusão de Curso.

Durante a programação, os participantes debateram sobre a Redação Científica, com orientações quanto à escrita de artigos e projetos, tema da palestra proferida pela professora doutora Edjane Buriti, coordenadora de Iniciação Cientifica da Estácio Natal. Já os regulamentos e parâmetros éticos de uma pesquisa estiveram em discussão em uma mesa redonda com membros do Comitê de Ética do Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Comitê de Iniciação Científica da Estácio e Coordenação de TCC da Estácio.

Para Rayla Ribeiro, 24, estudante do 5º período de Nutrição, a participação na pesquisa já lhe adianta a elaboração do TCC, contando como experiência na área científica. “A pesquisa é muito importante para o desenvolvimento social e atuação na área profissional. A gente começa a prática desde agora, quando temos as dúvidas e estamos rodeados de professores com quem podemos aprender mais”, declara. No evento, ela apresentou as descobertas do projeto que desenvolve, cujo tema é “Dieta supervisionada e não supervisionada, como estratégia na perda de peso em mulheres com obesidade ou sobrepeso”.

No caso de Letícia Florenço, 22, do 8º período de Fisioterapia, ela considera a pesquisa importante para o estudante enquanto futuro profissional. “Quando a gente começa a pesquisa, vamos descobrindo várias vertentes e possibilidades a partir de um único assunto”, coloca Letícia que participa do projeto Corredores recreacionais: características de treinamento e lesões associadas. “O Simpósio vai nos ajudar no projeto, pois estamos adquirindo novos conhecimentos, vendo como podemos analisar os riscos, como elaborar um bom projeto”, enfatizou.

De acordo com Edjane Buriti, coordenadora de Iniciação Cientifica da Estácio Natal, o Simpósio é um momento marcante para a faculdade, pois possibilita estudantes e professores acompanharem o curso dos projetos científicos da Estácio que, boa parte deles, começaram neste ano de 2016. “Mesmo em fase inicial, vemos avanço nas pesquisas, com revisões biográficas bem elaboradas, além da dedicação dos alunos nos seus projetos. Logo mais, no próximo ano, poderemos ver resultados e conclusões”, afirma. [por assessoria de imprensa]
Foto relacionada à publicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template