acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Alimentos funcionais: importantes atores para uma vida saudável

Loja especializada em alimentos saudáveis tem entre suas maiores demandas a procura por produtos funcionais

Nos últimos tempos tem se falado cada vez mais em alimentos funcionais. De acordo com essa proposta, as refeições são planejadas não somente visando a vontade de se saciar, mas priorizam o efeito que que esses ingredientes (frutas, verduras, legumes, grãos, entre outros) provocam no corpo. Mas o que é de fato um alimento funcional? 

Segundo a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), as alegações de propriedade funcional estão relacionadas ao papel metabólico ou fisiológico que um nutriente, ou não nutriente, tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções do organismo. Ou seja, é quando um alimento ou ingrediente, além do seu valor nutricional, contribui para a melhora do funcionamento do organismo.

Foi devido à frequente demanda de clientes com indicação médica de nutrição funcional, que muitos alimentos foram incorporados ao estoque da Kouzina, loja de alimentos saudáveis de Natal. Sulamita Josino, sócia da Kouzina junto com o pai, Bonal Azevedo, conta que “os alimentos saudáveis são um dos principais focos da loja, desde o começo. E geralmente, são mais procurados por pessoas que buscam um estilo de vida mais saudável, ou estão em tratamento médico”, informa Sulamita.

De acordo com Ana Elizabeth Alves, professora doutora de Nutrição da Estácio, para a comida cumprir sua função no corpo, é fundamental a atenção no consumo. “É preciso ter uma dosagem e frequência específica, para que aquele alimento cumpra sua função”, explica. Por exemplo, a castanha-do-pará. Ela possui alta concentração de selênio, bom para o cérebro, sendo preciso três unidades por dia da castanha para que se absorva a quantidade necessária deste nutriente, informa Elizabeth.

Quando adicionados à dieta usual, além da qualidade de vida, os alimentos funcionais agem na prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como diabetes, hipertensão e obesidade. “A inserção de um alimento funcional na dieta não promove cura, mas pode fazer parte de um tratamento médico”, relata a professora.

Um dos produtos mais procurados na Kouzina é o alho poró, que além dos vários nutrientes, vitaminas e minerais, possui a substância funcional chamada alicina, com ação anti-inflamatória que colabora para o bom trabalho do sistema imunológico e pode ajudar no controle do colesterol. Como produto, a biomassa de banana verde é uma das mais pedidas. Ela é um otimizador metabólico natural, potencializando a absorção dos nutrientes como um todo. Além de ser um funcional insípido e inodoro, que pode ser utilizado em preparações doces ou salgadas. A biomassa é um ótimo substituto aos espessantes tradicionais, como trigo, soja, fécula de mandioca, amido de milho e leite em pó.

Para atender a essa crescente demanda, a Kouzina se mudou. Ela permanece na Rua São João, porém em um local maior, no número 1274. Com a mudança, o espaço físico será triplicado e, consequentemente, o mix de produtos também será ampliado. A empresa, que surgiu como uma alternativa para a comercialização de produtos naturais, foi aos poucos, encontrando um outro nicho de mercado em Natal: produtos funcionais, grãos especiais, frutas secas, hortifruti que não se encontram com facilidade na cidade, itens da culinária oriental, mediterrânea, entre outros. [por assessoria de imprensa]

©2016 www.AssessoRN.com | Publicidade Voluntária
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template