acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Trabalhadores do Núcleo do Ministério da Saúde no RN apoiam campanha do Outubro Rosa

Servidores e colaboradores do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio Grande do Norte (NEMS/RN) trabalharam, nesta terça-feira (18), vestidos nas cores do Outubro Rosa, em apoio à campanha do INCA que tem o objetivo de fortalecer durante o mês as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, o mais comum entre as mulheres.

Convidados para trabalhar um dia vestidos na cor rosa, trabalhadores do NEMS/RN vestiram a camisa de conscientização da importância das mulheres realizarem o exame. O Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama é celebrado neste 19 de Outubro. “Acho muito importante essa campanha de conscientização do exame, faço regularmente, diz a servidora do NEMS/RN, Maria Betania de Sousa, ressaltando que suas colegas também fazem o diagnóstico precoce e que ela começou a fazer aos 40 anos. Maria Betania foi uma das incentivadoras para os servidores trabalharem vestidos de cor rosa.

O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação de células anormais da mama, que formam um tumor e de acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), há vários tipos de câncer de mama. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido enquanto outros são mais lentos.

Segundo o INCA, no Brasil, em 2016, são esperados 57.960 casos novos de câncer de mama. Tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma, o câncer de mama responde por cerca de 25% dos casos novos a cada ano. Especificamente no Brasil, esse percentual é um pouco mais elevado e chega a 28,1%. Sem considerar os tumores de pele não melanoma, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das Regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

Para o tratamento do câncer de mama, o Ministério da Saúde oferece atendimento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e o diagnóstico precoce da doença é o exame de mama. No Rio Grande do Norte, de acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, estima-se que o número de mamografias necessárias para uma cobertura de 100% das mulheres através do SUS seja em torno de 242 mil exames/ano, e que atualmente a cobertura está em torno de 9%, ou seja, 22.756 exames/ano), considerando o rastreamento para as mulheres entre 50 e 69 anos. O INCA estima 720 novos casos para 2016, no Rio Grande do Norte.

Para o Ministério da Saúde, todas as mulheres, independentemente da idade, podem conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres. Além de estar atenta ao próprio corpo, também é recomendado que mulheres de 50 a 69 anos façam uma mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) a cada dois anos. Esse exame pode ajudar a identificar o câncer antes do surgimento dos sintomas.

No Ministério da Saúde, com base em um documento de consenso de 2004, considera como principais estratégias para a detecção precoce e diagnóstica do controle da doença, o exame clínico anual das mamas a partir dos 40 anos e o exame de mamografia a cada dois anos para mulheres de 50 a 69 anos. 

Clique aqui e saiba mais sobre a campanha do Outubro Rosa do INCA.
Comunicação Núcleo do RN/
Ministério da Saúde
Foto relacionada à publicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template