acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Filme "Hannah Arendt" é destaque no projeto Direito ao Cinema com debate sobre nazismo

A sessão de cinema é gratuita e aberta ao público neste sábado (29)

O projeto Direito ao Cinema traz para a sessão deste sábado (29), “Hannah Arendt”, filme teuto-francês que discute a participação dos judeus no nazismo. A exibição, que acontece na Estácio Romualdo a partir das 9h, é aberta ao público gratuitamente e oferece certificado de quatro horas para alunos de outras instituições. A obra cinematográfica é uma biografia sobre a filósofa política alemã de origem judaica, Hannah Arendt. O filme é dirigido por Margarethe von Trotta e estrelado por Barbara Sukowa.

Nos anos 60, Hannah Arendt participou do julgamento do nazista Adolf Eichmann. Seu trabalho sobre o Holocausto para a revista The New Yorker cria um escândalo e Hannah se vê atacada. Mesmo com todas as críticas, ela persiste no que acredita. A personagem principal do filme não é um ser ficcional e sim uma mulher que existiu na realidade e marcou seu nome na História como uma pensadora do seu tempo. Mais que isso: ela ousou questionar toda a ordem de discursos sobre o tema do nazismo. A tônica do filme é mais precisamente os crimes de guerra.

Após a exibição, haverá uma roda de conversa sobre o tema abordado no filme com o professor Fernando Alves, Doutor em Direito Público (UniSinos), Mestre em Ciência Política (PUC/SP) e Especialista em Direito Penal (Universidade de Coimbra). Ele atualmente é coordenador do Grupo de Estudos Criminais, delegado de Polícia Civil e professor da Estácio de Natal. Também participa do debate Djamiro Acipreste, presidente da Comissão da Memória e Verdade Advogado Luiz Maranhão – OAB RN, membro da Comissão Nacional da Verdade e Justiça (CFOAB) e coordenador geral dos Cursos de Direito da Estácio em Natal. [por assessoria de imprensa]

Imagem relacionada à publicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template