acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sábado, 15 de outubro de 2016

Caminhada neste sábado em alusão ao Dia Mundial de Combate à Sífilis

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), através do Programa Estadual de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/AIDS), realiza neste sábado (15), a partir das 8h, uma caminhada no Parque das Dunas Jornalista Luis Maria Alves, em alusão ao Dia Mundial de Combate à Sífilis. No local da concentração haverá distribuição de camisetas e de material educativo para quem participar da caminhada e contribuir para a luta de combate e controle à sífilis no estado.

A Sífilis é uma infecção bacteriana, sistêmica e curável, que tem como  principais vias de transmissão o contato sexual e a transmissão vertical da gestante, quando deixa de ser tratada, ou é tratada inadequadamente. Segundo Sérgio Cabral, responsável técnico pelo Programa Estadual IST/Aids e Hepatites Virais, foram registrados no Rio Grande do Norte 1.890 casos de Sífilis adquirida, no período de 2007 a 2015. Para a Sífilis Congênita são 2.584 casos e a Sífilis em gestante teve o registro de 1.707 casos, distribuídos por Região de Saúde.

Doença de notificação compulsória em todo o território nacional, para fins de notificação, considera-se caso suspeito de sífilis adquirida o indivíduo com evidência clínica de sífilis e/ou sorologia não treponêmica reagente e, como caso confirmado, os indivíduos com ou sem evidência clínica de sífilis e sorologia treponêmica reativa.

A redução da Sífilis é um componente importante da política de prevenção da mortalidade materno-infantil do Pacto pela Saúde do Ministério da Saúde de 2006. O acesso ao pré-natal, diagnóstico precoce e tratamento o adequado são fundamentais para o controle desses agravos. Identificar os casos sífilis para tratamento precoce e prevenção são os principais objetivos da vigilância epidemiológica da Sífilis Adquirida.


De acordo com Sérgio Cabral, o Rio Grande do Norte tem um Plano Estadual de Combate à Sífilis, criado em parceria com a sociedade civil que monitora e controla a sífilis no estado. “São ações de controle de extrema importância num monitoramento desde o pré-natal ao parto. Porque mesmo com um tratamento barato e acessível, chegando a 100% de cura, a sífilis ainda é um grande problema de saúde pública”. [Sesap Comunicação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template