acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Setembro Dourado alerta também para o diagnóstico precoce do Retinoblastoma; confira programação no RN

O mês de setembro, conhecido por ser o mês de combate ao câncer infantojuvenil, traz também, no próximo dia 18, inserido na programação do Setembro Dourado, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma. A Campanha busca conscientizar a população acerca da importância do diagnóstico precoce dos tipos de câncer mais comuns na infância e adolescência.

O câncer representa a primeira causa de mortalidade por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos no Brasil. Estima-se que ocorrerão cerca de 12.600 casos novos de câncer em crianças e adolescentes no país por ano em 2016 e em 2017. As regiões Sudeste e Nordeste apresentarão os maiores números de casos novos, 6.050 e 2.750, respectivamente, seguidas pelas regiões Sul (1.320), Centro-Oeste (1.270) e Norte (1.210). Apesar disso, o índice de cura pode chegar a 70% dos casos se houver diagnóstico precoce.

Frente a essa realidade, as instituições parceiras - Liga Norte Riograndense contra o Câncer, Casa de Apoio à Criança com Câncer Durval Paiva, Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC) e Hospital Infantil Varela Santiago -, realizam durante todo o mês a Campanha Setembro Dourado.

Inserido na programação, o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma, surgiu com o objetivo de salvar a visão e a vida de centenas de pequenos Brasil afora. Isso porque, o retinoblastoma, que é um tipo comum de câncer de olho em crianças, pode causar cegueira e até levar a criança à morte. Além disso, o número de crianças identificadas tardiamente com o problema, quando a doença já está em um estágio avançado, ainda é muito alto no país, cerca de 50%, o que reduz as chances de tratamento e cura do tumor. O que pouca gente sabe é que, se a doença for diagnosticada precocemente, pode ter cura em até 100% dos casos.

No RN
A capital potiguar vai lembrar o Dia Nacional de Conscientização e Incentivo ao Diagnóstico Precoce do Retinoblastoma com ação que valoriza o sentido mais afetado pela doença: a visão. Durante dez minutos, no dia 18 de setembro, todos os prédios públicos do município terão suas luzes apagadas simultaneamente.

Programação Setembro Dourado

01/09 Ato solene de Abertura da Campanha no Palácio Felipe Camarão na Prefeitura do Natal
Ação com palestra educativa nas Unidades Básicas de Saúde em distritos de saúde de Natal:
16/09 Nova Natal
21/09 Alecrim
23/09 Oeste
28/09 Bela Vista
25/09 Passeio ciclístico com saída da Casa Durval Paiva, GACC, Policlínica/LIGA e Hospital Infantil Varela Santiago e concentração no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte; encerramento no Parque da Cidade a partir das 8h com várias atividades, como oficina de origami, aulão de zumba e apresentações de corais.


Boletim GACC RN | nº 22, 09/2016
<imprensa@gaccrn.org.br>

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template