acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Reunião discute impacto da violência nos serviços de saúde

Foto: ascom sesap/divulgação
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) reuniu ontem (13), na cidade de João Câmara, servidores da III Região de Saúde e diversos segmentos da sociedade para discutir os fatores ligados à Violência Interpessoal/Autoprovocada e o impacto na área de saúde. Durante a reunião foi também abordada a rede de proteção às vítimas de violência e o preenchimento da ficha de notificação, que é um importante instrumento utilizado pelos profissionais de saúde quando o paciente apresentar sinais e relatos de situações de violência. A ficha permitirá a produção de informação para o diagnóstico, planejamento, monitoramento e avaliação das ações de enfrentamento das violências e acidentes.

Realizada pela equipe técnica do Núcleo de Prevenção às Violências e Acidentes, Promoção da Saúde e Cultura de Paz da Sesap, a reunião teve a participação de representantes das secretarias municipais de saúde e de áreas afins que compõem a rede de proteção às vítimas de violência interpessoal/autoprovocada, como Conselho Tutelar, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) e Secretarias de Educação.


Os problemas relativos às violências e aos acidentes vêm ganhando cada vez mais visibilidade, tendo se tornado uma questão importante para a Saúde Pública nas cidades. Reduzir a morbimortalidade pelas formas mais frequentes de violências e acidentes constitui um grande desafio para o setor saúde. As violências e acidentes geram altos custos para a sociedade, para os indivíduos e para o setor saúde.

Além do impacto nos serviços de saúde provocado pelo atendimento das pessoas vítimas de acidentes e das violências, trazem limitações que afetam as suas relações familiares, sociais e de trabalho. [Ascom Sesap] 
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template