acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 19 de setembro de 2016

Combate ao Aedes: Saúde no RN participa da mobilização nacional para coleta de embalagens e pneus

O Rio Grande do Norte está participando da Mobilização Nacional de coleta de embalagens e pneus realizada pelo Ministério da Saúde em parceria com estados e municípios. A campanha acontece esta semana (19 a 23) e a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) está participando através da Sala Estadual de Coordenação e Controle (Sala de Situação), vinculada à Coordenadoria de Promoção à Saúde.

O objetivo do Ministério da Saúde é eliminar possíveis focos do mosquito Aedes adgypti nos pneus, que podem acumular água e favorecer a proliferação do mosquito. A Sesap está mobilizando as regionais de saúde e o recolhimento dos pneus será feito pelas secretarias municipais de Saúde.

A ação terá o apoio da empresa RECICLANIP, onde o caminhão recolherá pneus nos municípios que contam com eco pontos. Nos demais será elencado um ponto móvel de coleta para o próprio município e cidades vizinhas.

“Como estamos em um período de baixa sazonalidade, já estamos atuando na prevenção de uma epidemia em nossos municípios”, afirma a técnica Thaisa Dulce Santos de Lima, responsável pela Sala de Situação. Quem tem pneu em casa ou próximo deve levá-los aos pontos de coleta. Por lei, a indústria é obrigada a recolher e reciclar seus produtos após a vida útil. Segundo dados de 2015, a reciclagem atingiu 93,7% da meta estabelecida pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente.

Pontos móveis de coletas no RN:

I Regional:Canguaretama; Santo Antônio; São José de Mipibú
II Regional: Assú; Apodi; Caraúbas
III Regional: João Câmara; Macau; Lajes
IV Regional: Currais Novos; Caicó; Parelhas
V Regional:São Paulo do Potengi
VI Regional:Pau dos Ferros
Grande Natal (Eco pontos):Natal; Parnamirim e Macaíba
Por Ascom/Sesap
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template