acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 22 de setembro de 2016

Brasil é referência mundial em transplante de órgãos e RN quer ampliar doadores

“Meu peito vai poder viver emoções que não pude sentir,/
Se meu relógio já parou posso fazer outro prosseguir”

Os versos iniciais do jingle A Espera, produzido para a campanha de doação de órgãos que vem sendo realizada nacionalmente e no RN pela Central de Transplantes, resumem bem a importância do gesto. O jingle interpretado pela banda AlaMoana foi um presente dos alunos de Publicidade da UNP, sensibilizados pela campanha do Setembro Verde, onde se comemora o Dia Nacional da Doação de Órgãos (27). Na Secretaria de Saúde Pública do RN (Sesap), uma caminhada no próximo sábado (24) irá simbolizar o trabalho e as comemorações.

O evento terá concentração a partir das 7h em frente ao IFRN, na Av. Salgado Filho, com destino ao Parque das Dunas. No RN, mesmo com as doações e constantes campanhas, a Central de Transplantes ainda registra fila de espera de órgãos. Os dados de agosto de 2016 apontam 147 receptores de córnea, 145 receptores de rim e 34 de medula óssea na fila de espera.

Este ano, foram realizados, no Rio Grande do Norte, 67 transplantes de córnea, 38 transplantes de rim e 35 transplantes de medula óssea, de acordo com as estatísticas até agosto. Em 2015 foram realizados 131 transplantes de córnea, 65 transplantes de rim e 39 transplantes de medula óssea.

O Brasil é referência mundial em transplantes. Nacionalmente, de acordo com dados do Ministério da Saúde, no primeiro semestre deste ano, o País bateu recorde com 1.438 doadores, 7,4% a mais que o mesmo período em 2015. [por assessoria Sesap]


Foto cartaz/divulgação
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template