acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 3 de agosto de 2016

Reta final do treinamento de 140 mil profissionais para os Jogos Olímpicos Rio 2016

Professores e voluntários antecipam o clima do maior evento esportivo

A capacitação dos voluntários que atuarão nos Jogos Olímpicos Rio 2016 está em fase final. O treinamento é conduzido pela Estácio, a primeira instituição de ensino no mundo a participar de uma Olimpíada, com esta atribuição. Os cursos são voltados para as áreas de TI, Hospitalidade, Transporte e Interpretação (tradução simultânea), como também para a área da saúde - profissionais que prestarão o primeiro atendimento ao público e aos atletas.

Ao todo, 120 professores da Estácio estão envolvidos na preparação de 50 mil voluntários, seis mil colaboradores e 85 mil contratados do Comitê Rio 2016, por meio de aulas presenciais e online que fazem parte do portfólio de soluções corporativas da Estácio. A instituição de ensino também é responsável pelo treinamento de cinco mil profissionais de saúde. No total são 89 disciplinas, 450 mil horas de aulas presenciais e 1,3 milhão de horas de treinamento online.

As sessões de capacitação são estruturadas sobre os pilares: conhecimentos básicos (visão geral dos Jogos), gestão (excelência em serviços, liderança, gestão de pessoas) e meu papel nos jogos (depende da área de atuação). "Sigo o roteiro oficial da aula, mas faço o aluno entender que o sorriso é o conteúdo mais importante, pois aproxima pessoas de línguas e culturas diferentes", explicou Álvaro Andreson, professor da Estácio no Rio de Janeiro.

Enquanto os voluntários concluem seus treinamentos para atuar nos bastidores dos Jogos, oito atletas do Time Estácio representarão a instituição de ensino nas competições: Bruno Soares, Teliana Pereira, André Sá e Paula Gonçalves (tênis); Daniele Hypolito (ginástica artística); os refugiados do Congo, Popole Misenga e Yolande Bukasa (judô); e Marquinhos (basquete).

O projeto Time Estácio tem mais de 300 esportistas, e faz parte do programa de Responsabilidade Social Corporativa da instituição de ensino, que conta com Gustavo Kuerten como embaixador e também atletas renomados, como Marcelinho Machado, do basquete, Adriano de Souza, o "Mineirinho" do surfe, entre outros.

Conheça mais sobre os cursos ministrados:


Tradutores e intérpretes
Tais voluntários têm como missão promover a comunicação em mais de 20 línguas em várias áreas dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos, como acompanhamento de Atletas e família olímpica, Coletivas de imprensa, Controle de doping e Serviços médicos. Entre eles, estão muitos estrangeiros que acabam de chegar ao Brasil

A capacitação é dividida entre partes teórica e prática. Na parte teórica, são abordados conhecimentos gerais de esportes, técnicas de tradução e dicas sobre as dificuldades que podem surgir durante as competições. Entre as atividades práticas, estão a formação de grupos para treinar a tradução simultânea/consecutiva, listening (áudio) de declarações de atletas em Olimpíadas anteriores e tradução do que disseram.

Profissionais da saúde
A instituição de ensino superior também está treinando 5 mil profissionais da área da saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e estudantes de medicina. Eles estão preparados para prestar o primeiro atendimento ao público e aos atletas. Os treinamentos acontecem com o uso de simuladores de alta tecnologia, incluindo um robô/boneco. Fazem parte da capacitação o uso de desfibrilador para parada cardíaca, intubação, imobilização e transporte.

Números
95 (de zero a cem) é o índice de satisfação dos voluntários
140 mil pessoas treinadas
50 mil voluntários
5 mil profissionais da saúde
120 professores
1,35 milhão de horas de treinamentos


Por assessoria de imprensa
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template