acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 5 de agosto de 2016

Nova plataforma na internet disponibiliza ao usuário fazer reclamações de órgãos públicos federais

Transparência e Reclame AQUI fecham parceria para atender queixas sobre serviços públicos

O Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle (MTFC) lançou, oficialmente, terça-feira (3/8), uma parceria com o site Reclame AQUI para atender as reclamações de cidadãos contra órgãos públicos federais. Para isso, haverá uma integração entre a plataforma Reclame AQUI Serviços Públicos - que já recebeu 450 mil reclamações - e o Sistema de Ouvidorias do Poder ExecutivoFederal (e-Ouv), administrado pelo MTFC.

O ministro da Transparência, Torquato Jardim,  ressaltou o potencial de aprimoramento e de desburocratização dos serviços públicos. Ele lembrou que esta é a primeira parceria das ouvidorias federais com o poder privado, que terão de dividir esforços. "Teremos que compartilhar a prestação de contas. Essa é a ideia central", afirmou.

Para o ouvidor-geral da União, Gilberto Waller Junior, a parceria tem como objetivo fazer com que o descontentamento do cidadão resulte em uma melhoria na prestação do serviço público. "A gente precisa escutar o cidadão para que ele participe efetivamente na mudança da política pública", afirmou.

Como reclamar

O cidadão deve acessar http://cidadao.reclameaqui.com.br/, fazer o cadastro na plataforma e procurar pelo órgão ou serviço que deseja reclamar.  Em seguida, ao escolher e clicar “reclamar deserviços públicos",  ele precisa escolher o órgão público sobre o qual deseja  fazer uma queixa, selecionar o motivo e cadastrar a reclamação.

Toda manifestação feita no site sobre a prestação de serviços públicos será inserida automaticamente no sistema desenvolvido pelo MTFC. O prazo de atendimento das manifestações é de 20 dias, prorrogáveis por mais 10. [Fonte: Ministério da Transparência, Fiscalização e Controle –MTFC]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template