acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 23 de agosto de 2016

Maternidade Januário Cicco realiza evento sobre a Identificação do Paciente

Evento chamado de “Café Seguro” tem como objetivo desenvolver uma “cultura institucional de segurança do paciente”, voltada à prática assistencial segura e de qualidade

cartaz/divulgação
A preocupação com a qualidade do cuidado e com a segurança do paciente nas instituições de saúde é um assunto discutido em âmbito global. Pensando nisso, a Maternidade Escola Januário Cicco (MEJC) através do seu Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), realiza na próxima quinta-feira, dia 25, às 7h30, a primeira edição do evento Café “Seguro”. O evento tem o objetivo de desenvolver uma “cultura institucional de segurança do paciente” voltada à prática assistencial segura e de qualidade, conforme previsto pela Política Nacional de Segurança do Paciente – Portaria MS/GM nº 529, de 01 de abril de 2013 – e assim contribuir para a qualificação do cuidado em saúde.

Para esta primeira edição será discutida a Identificação do Paciente e o seu protocolo de segurança que traz todo o fluxo que deverá ser seguido pela equipe assistencial desde a admissão do paciente ou em qualquer momento de sua internação, assim como também a identificação dos recém-nascidos nas salas de parto e centro cirúrgico obstétrico. Na ocasião após o debate, será ofertado um café da manhã saudável para todos os presentes.

Para a superintendente da MEJC, Sônia Barreto, o investimento em encontros como este, representa uma das maneiras de contribuir na construção de um sistema de saúde qualificado e mais seguro.

O evento conta ainda com o apoio do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da maternidade e do Instituo Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa.

Núcleo de Segurança – Em funcionamento desde 2014, o Núcleo foi criado de acordo com as orientações da resolução RDC nº36, de 25 de julho de 2013, do Ministério da Saúde (MS). O serviço é composto por uma equipe multiprofissional e avalia os procedimentos adotados por todos os envolvidos no processo de atendimento ao usuário.

O trabalho do núcleo é realizado de acordo com as metas segurança do Ministério da Saúde, que são seis: identificação do paciente (trabalhar para não haver erro de identificação); comunicação efetiva; higiene das mãos; segurança no uso de medicamentos; cirurgia segura e prevenção de queda do paciente ou lesões por pressão.

João Pedrosa
Relações Públicas
Maternidade Escola Januário Cicco
Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares
(84) 3215.5991 / 5976 / (81) 99207.3920
joao.pedrosa@ebserh.gov.br
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template