acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 11 de julho de 2016

Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador

O Brasil é apontado como o maior consumidor de agrotóxicos do mundo desde 2008 e no RN esta realidade também é preocupante, devido à associação desses insumos com doenças graves, como o câncer e outras. É para tratar deste tema, principalmente em relação à saúde do trabalhador, que a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap-RN), em parceria com a Procuradoria Regional do Trabalho (PGT), está realizando nesta terça e quarta-feira (12 e 13), em Natal e Mossoró, o Fórum Estadual de Combate aos Efeitos dos Agrotóxicos na Saúde do Trabalhador, no Meio Ambiente e na Sociedade – FECEAGRO.

Em Natal o fórum acontece amanhã (12), na sede da PGT, em Lagoa Nova (8h às 12h) e em Mossoró, no dia 13, na sede do Sebrae (8h às 12h). Na ocasião, será lançado o dossiê da “Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde”, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). A publicação traz um alerta, por meio de estudos científicos, às autoridades públicas nacionais, internacionais e à sociedade em geral para a necessidade de políticas que possam proteger e promover a saúde da população e ecossistemas do uso indiscriminado de agrotóxicos, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional.

Na Sesap, a iniciativa em curso desde 2009 tem a parceria do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest/RN) e da Subcoordenadoria de Vigilância Sanitária (SUVISA). “O fórum é um espaço permanente, plural, diversificado de discussão das questões relacionadas aos impactos negativos dos agrotóxicos na saúde tanto do trabalhador, quanto do consumidor, da população e do ambiente”, afirma a nutricionista Maria Célia Barbosa de Farias, especialista em Vigilância Sanitária.

Na sua avaliação, a experiência permite a troca de experiências e a articulação entre órgãos de vigilância, fiscalização e efetividade das ações de controle, em rede com a sociedade civil organizada, instituições científicas acadêmicas, órgãos e instituições governamentais e Ministério Público.

Um dos objetivos é debater, em âmbito estadual, as questões relacionadas aos agrotóxicos, componentes e afins, de modo a articular e fomentar ações concretas de tutela à saúde do trabalhador, do consumidor, da população e do ambiente.

Programação completa:
3ª Reunião Ordinária do FECEAGRO de 2016
Pauta 3ª Reunião Ordinária Descentralizada de 2016

Data: 12/07/16
Local: Sede da PRT, Rua Poty Nóbrega,1941 - Lagoa Nova
Horário: 08:30 às 12 horas
08:30 - Abertura
08:35 - Apresentação dos participantes presentes
08:50 - Informes Gerais:
09:00 – Aprovação da última ATA
09:10 – Aprovação do Regimento Interno e Regulamento das Comissões

Temáticas
09:20- Apresentações do Dia:
 Palavra do Coordenador do Fórum Nacional (30 minutos): Pedro

Serafim
 Agrotóxico no Brasil: Mercado, Impactos à Saúde, Regulação e
Controle (30 minutos): Luiz Claúdio Meirelles
 Resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos
em Alimentos – PARA/ANVISA, 2012 (20 minutos): Maria Célia
Barbosa de Farias
 Lançamento do Dossiê da ABRASCO (30 minutos): Luiz Claúdio
Meirelles
11:10 - Debates
11:50 - Informes Finais
12:00 - Encerramento

Assessoria de Comunicação
ASCOM (84)- 3232-2618/
3232-2630/98135-0598
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template