acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 13 de julho de 2016

As liquidações podem ser uma armadilha para o consumidor, diz consultor de finanças

Atenção às liquidações: elas podem ser uma armadilha para o consumidor

A temporada de liquidações está aberta – as lojas estão trocando as coleções – oportunidade para adquirir itens por preços mais em conta. Assim, basta um pequeno passeio em um centro comercial, e o consumidor já se depara com as atrações nas vitrines. São descontos que variam de 10% a 70%, exibidos com destaque. As ofertas são atraentes e parecem uma boa opção de economia para o consumidor. Porém, se não houver atenção na hora da compra, o que poderia ser uma vantagem, pode comprometer o orçamento.

Segundo Jorge Medeiros, professor de Gestão Financeira da Estácio Zona Norte, primeiramente, o consumidor precisa identificar o que é necessário adquirir. “Não adianta comprar com um preço baixo algo que não é necessário. É preciso verificar se todo o processo de compra vai ser um benefício”. Neste processo vários itens devem ser averiguados, como por exemplo, a qualidade do produto e a forma de pagamento. É bom olhar todas as peças e todos os detalhes da fabricação. Por mais que o produto seja barato, será frustrante, e se tornará mais caro, levá-lo ao conserto logo após a compra.

Um problema gerado para o futuro, como também os juros nos parcelamentos.
O consumidor fica entusiasmado com as variadas opções de parcelamento, mas não se dá conta em relação ao valor total que terá de pagar. “Existem produtos em liquidação com prazos diferenciados. Às vezes você compra parcelado no cartão e depois vai pagar com juros, o que gera um problema no futuro: um pagamento de valor alto acrescido pelos juros”, alerta Jorge Medeiros. O melhor mesmo é fazer as contas e considerar não apenas a porcentagem do desconto, mas o valor final do produto, para analisar se a compra realmente vale a pena.


Agora, são boas as oportunidades das ofertas diárias ou semanais, propostas principalmente por supermercados, de acordo com o consultor. Elas podem trazer grandes vantagens para o orçamento mensal, quando se adquire produtos com preço abaixo da tabela. Por exemplo, em dias determinados, as frutas e verduras estão mais baratas e também há uma semana no mês onde a carne está em promoção.  A dica é acompanhar a rotina de promoções das lojas. Seguindo essas orientações é mais fácil manter a linha do orçamento e fazer uma verdadeira economia para a casa. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template