acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Abono do PIS é esquecido por 6,9 milhões de brasileiros desde 2010: saiba quem tem direito

O calendário de pagamento do PIS/Pasep ano-base 2015 foi publicado no Diário Oficial da União da última sexta-feira (01), com pagamentos que começam neste mês e vão até junho de 2017. Cerca de 22 milhões de brasileiros têm direito ao abono salarial, porém, muitos deixam de retirá-lo por esquecimento ou desconhecimento do benefício no valor de um salário mínimo. De acordo com o Ministério do Trabalho, mais de 6,9 milhões de pagamentos do PIS deixaram de ser sacados entre 2010 e 2016, o que equivale a aproximadamente R$ 4,8 milhões.

Para evitar essa situação, recomenda-se aos beneficiários ficarem de olho no calendário, que libera os créditos de acordo com o mês de aniversário. O abono é concedido a quem recebeu até dois salários mínimos mensais e teve carteira assinada com atividade remunerada durante pelo menos 30 dias em 2015. O trabalhador também deve estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos e relacionado na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), entregue pelo empregador ao Ministério do Trabalho.

O dinheiro pode ser sacado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal, mediante apresentação de um documento de identificação, ou com o Cartão do Cidadão. O benefício é pago em períodos pré-determinados, conforme o calendário abaixo:

 

A contadora da Rui Cadete Consultores, Rafaella Marinho, adiciona que neste calendário entram em vigor as novas regras do abono, de acordo com a Medida Provisória 665, aprovada pelo Congresso Nacional em 2015. “A partir de agora, o benefício passa a ser associado ao número de meses trabalhados no exercício anterior. Ou seja, quem trabalhou apenas um mês em 2015 receberá 1/12 do salário mínimo, e não mais 100%, como determinava a regra vigente até junho deste ano”, explica. Rafaella Marinho esclarece ainda que os empregados domésticos não têm direito ao PIS, assim como os trabalhadores urbanos ou rurais vinculados a empregador pessoa física. [por assessoria de imprensa]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template