acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quarta-feira, 11 de maio de 2016

Saúde: Ministério orienta sobre prevenção da transmissão sexual do vírus Zika

divulgação
Após análise das evidências científicas disponíveis até o momento, o Ministério da Saúde recomenda a utilização de preservativos masculinos ou femininos em todas as relações sexuais (oral, anal e vaginal) para a prevenção da transmissão sexual do vírus Zika. Essa orientação é especialmente importante para as gestantes e suas parcerias, para evitar casos de microcefalia e outras anomalias congênitas nos recém-nascidos.

Um grupo de trabalho coordenado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com participação do governo brasileiro, busca aprofundar as evidências científicas sobre o tema, que atualmente apontam para um possível estabelecimento de vínculo causal entre o vírus Zika e a transmissão sexual. Essa relação foi observada na literatura e em exame que isolou partículas virais em sêmen de indivíduo com sinais e sintomas sugestivos de infecção.

A orientação de uso de preservativos é importante não apenas para evitar a possível transmissão sexual do vírus Zika (que muitas vezes se apresenta de forma assintomática), mas também para prevenir infecções sexualmente transmissíveis e a transmissão vertical de HIV, sífilis e hepatites virais.

A recomendação deve ser reforçada nas consultas individuais e nas ações em saúde sexual e saúde reprodutiva, assegurando a oferta de métodos contraceptivos para prevenção da gravidez não planejada, assim como o acesso a exames, testes rápidos de gravidez, HIV e sífilis, profilaxia pós-exposição (PEP), diagnóstico e tratamento de infecções sexualmente transmissíveis em tempo oportuno. Confira mais informações na Nota informativa “Orientações para a prevenção da transmissão sexual do Zika vírus”. [Portal Saúde/SVS]

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template