acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

quinta-feira, 10 de março de 2016

Ministério divulga documento com nova estratégia para contribuir com a erradicação global da poliomielite

Imagem acervo ascom/svs-ms/divulgação
O Plano de Erradicação da Poliomielite: Estratégia no Brasil foi divulgado quinta-feira (10), no portal da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde. O documento, que consolida as definições de resolução da 68ª Assembleia Mundial da Saúde, apoiará os gestores na tomada de decisão e orientará os profissionais que atuam na área para o planejamento, operacionalização e avaliação do processo para erradicação global da poliomielite. O plano inclui ações de vigilância epidemiológica, imunizações, contenção laboratorial, vigilância ambiental, comunicação social, dentre outras.

A 68ª Assembleia Mundial da Saúde, promovida entre 18 e 26 de maio de 2015, em Genebra (Suíça), reuniu autoridades sanitárias de 194 países. Neste evento, foi definida uma resolução, endossada pelos países membros, com novos acordos sobre a erradicação global da poliomielite, reforçando que a erradicação só poderá ser alcançada por meio do compromisso global.

A resolução destaca que os preparativos para a retirada do componente tipo 2 da vacina poliomielite 1, 2 e 3 (atenuada) estão em andamento e devem ser concluídos até abril de 2016. A partir desse período, todos os países deverão empreender esforços para a substituição da vacina trivalente pela vacina poliomielite 1 e 3 (atenuada).
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. No Brasil, não há circulação de poliovírus selvagem desde 1990, em virtude do êxito da política de prevenção, vigilância e controle desenvolvida pelos três níveis do Sistema Único de Saúde (SUS). [Portal Saúde/SVS > Saiba mais]

- Confira aqui o Plano de Erradicação da Poliomielite: Estratégia no Brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template