acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

terça-feira, 8 de março de 2016

Mensagem do senador Garibaldi Filho para o Dia da Mulher

Nesse dia 8 de março, mais do que homenagear às mulheres, gostaria de propor que fizéssemos uma reflexão a respeito do que temos feito no sentido de contribuir para a promoção da igualdade entre homens e mulheres.

Entendo que as mulheres – como protagonistas de sua própria história – estão fazendo muito bem a sua parte. Elas vêm se mobilizando de forma permanente para exigir condições de igualdade às quais têm direito.

Se hoje as mulheres podem enumerar conquistas como participação política, educação e inserção no mercado de trabalho, o mérito é da luta que empreenderam para que tais direitos elementares pudessem ser respeitados.

Mas a sociedade, de uma maneira geral, também pode colaborar. Durante a minha vida pública, pude contribuir de alguma maneira com a luta empreendida pelas mulheres.

Na década de 1980, por exemplo, quando fui prefeito de Natal, uma das medidas que tomei foi criar a Secretaria da Mulher, com o objetivo de colaborar para a construção de uma sociedade mais igual.

Em seguida, no governo do estado, instalei o primeiro hospital infantil público do Rio Grande do Norte, o Hospital Maria Alice Fernandes, na zona norte de Natal. O equipamento de saúde contava, inclusive, com espaço reservado para acomodar as mães que precisavam acompanhar seus filhos internados. 

Mais recentemente, como ministro da Previdência Social, tive a oportunidade de estabelecer as condições para que as donas-de-casa de baixa renda pudessem ter acesso à aposentadoria e demais direitos previdenciários, mediante o pagamento de uma alíquota reduzida.

No ano passado, somei esforços com a bancada feminina e alguns senadores e conseguimos aprovar a proposta de Emenda à Constituição que estabeleceu uma cota mínima de representação das mulheres nos legislativos municipal, estadual e federal. 

Por fim, quero dizer que continuo à disposição para encampar e apoiar as lutas históricas das mulheres na busca por igualdade, valorização e reconhecimento. É com este espírito que cumprimento cada uma das mulheres brasileiras por mais este DIA INTERNACIONAL DA MULHER.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template