acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Primeira reunião do ano da Comissão Intersetorial Saúde do Trabalhador - CIST Natal

Foto: nucom/ms-rn/divulgação
O Conselho Municipal de Saúde de Natal realizou na manhã desta quinta-feira (25), a primeira reunião de 2016, da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST). O encontro ocorreu no auditório da sede do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde, em Natal, com a participação de conselheiros trabalhadores e representantes de gestores. A reunião contou, ainda, com a presença do auditor do Ministério da Saúde, Carlos José Menezes de Sá Barreto.

A pauta da assembleia, coordenada pela presidente do Conselho, Geolipia Jacinto da Silva, constou de debates com depoimentos dos participantes, apresentações de propostas de melhorias para a saúde do trabalhador, expostas, na ocasião, pelos representantes dos gestores, e os encaminhamentos para o Plano de Ações da CIST 2016, conforme PAST/2016; do Plano Anual do CEREST 2016 e sua estrutura; dos encaminhamentos da VISAMT; do código Sanitário; da possibilidade de avaliar quadrimestralmente a prestação de contas do CEREST; das reuniões mensais nas últimas quintas-feiras do mês; da promoção do evento alusivo ao 28 de abril de 2016, dentre outros pontos discutidos.

Como representante do Departamento de Gestão do Trabalho, Educação e Saúde (DGTES) da Secretaria municipal de Saúde, Alan Kardel Pereira apresentou propostas elaboradas com a intenção de serem implementadas, sendo umas mais abrangentes, como treinamento de servidores, através do plano de educação permanente; articulação de perícia médica; e a mais discutida, com a perspectiva de transformar as cadernetas de saúde do trabalhador em um sistema interno na rede de computadores.

Para as propostas encaminhadas pelo representante da Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (VISAMT), Fábio Araújo enfatizou o mapeamento de dados referentes aos motoristas com dupla função e os fatores de risco ergonômico, como ainda um seminário a ser promovido com os trabalhadores.

Controle Social

Ainda como destaque da reunião, foi anunciado o evento para o Controle Social a ser realizado entre os dias 18 e 20 de maio, em Natal
, possivelmente no Campus da UFRN, cuja instituição firmou parceria para a promoção do encontro, segundo afirmou a presidente Geolipia Jacinto. Ela acrescentou que o número de vagas será limitado a 100 participantes, e que foram confirmadas presenças de representantes do Conselho Nacional de Saúde (CNS); de setores de trabalho do Ministério da Saúde; e também de outros estados do país. [Comunicação Núcleo do RN/MS]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template