acesse o RN blog do jornalista João Bosco de Araújo [o Brasil é grande; o Mundo é pequeno]

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Leituristas da Cosern recebem treinamento para o combate do Aedes aegypti no RN

Saúde capacita leituristas da Cosern para o mapeamento de focos do Aedes no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) encerrou hoje, em seis núcleos no estado, o treinamento com as equipe de leituras da Cosern que irão participar de missão estratégica de combate ao mosquito Aedes aegypti, vetor de transmissão da Dengue, Chikungunya e Zika-Microcefalia. O treinamento alcançou cerca de 480 leituristas, sendo 300 de Natal e, aproximadamente, 35 de cada polo do interior, nos municípios de Currais Novos, Caicó, Caraúbas, Pau dos Ferros, Assu e Mossoró.

De acordo com a parceria firmada entre o grupo Neoenergia (Cosern) e Sesap, daqui a duas semanas a companhia vai disponibilizar seus leituristas que percorrem mais de 1 milhão e 300 mil residências no Estado. Sua atuação será identificar os possíveis focos e criadouros de mosquitos, sem adentrar as residências. Com um olhar aguçado, eles observarão a área externa e a via pública e utilizarão o mesmo equipamento que faz a leitura da energia para mandar informações.
Na prática, o trabalho do leiturista será fotografar as área de riscos e enviar, para a Sala de Situação da Sesap, as coordenadas geográficas do local, como terrenos baldios e piscinas abandonadas,”, explica Walter Luís dos Santos, referência do controle vetorial e responsável técnico pela Central de UBV no estado. Segundo ele, os agentes já estão capacitados para cair em campo e já integram o “exército” contra a proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Eles assimilaram bem essa missão e estão dispostos a engrossar essa luta. Os relatórios dos possíveis focos serão disponibilizados semanalmente com a secretaria enviando um balanço com as ações desencadeadas a partir deste relatório”, informa. [Por Sesap Comunicação]
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Copyright © AssessoRN.com | Suporte: Mais Template